
A técnica e estudante de enfermagem, Renata Ferreira Carlos, moradora de Jundiaí, estava na praia de Mongaguá (SP), no último sábado (28), quando teve uma surpresa.
Por volta das 17h, ela foi usar um banheiro e se deparou com uma mulher em trabalho de parto “se contorcendo de dor”.
“Perguntei de quantas semanas ela estava, mas ela não respondia nada com nada. O que é normal para uma mulher que está em trabalho de parto”, detalha.
Com isso, ela foi buscar ajuda do Bombeiro que estava na praia e pediu para que ele chamasse o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).
Durante a espera do resgate, Renata notou que a mulher estava com dores cada vez mais intensas. “Ela não falava de quantas semanas estavas, então pedi para minha filha cronometrar as contrações”, explica.
Como Renata já trabalhou na ala obstétrica percebeu que a jovem estava para dar à luz de pé. Então, pediu para os homens que estavam na porta ajudá-la a deitar a moça para que o parto fosse realizado.
“Pedi uma toalha, luvas e, no momento que ela deitou, a menina nasceu, chorando e ativa”, diz.
Após 20 minutos, a equipe do SAMU chegou e realizou o restante dos procedimentos.
Na saída do banheiro, Renata foi aplaudida por uma multidão que a aguardava do lado de fora, mas o que a emocionou foi o carinho de seus filhos.
“A maior recompensa foi ver o orgulho dos meus filhos e ter salvado aquela criança”, diz emocionada. “Estava ali na hora certa”, completa.
Ainda segundo Renata, a criança nasceu saudável e foi encaminhada, junto da mãe, para o hospital do município.