O vice-prefeito Ricardo Benassi e o superintendente da Serra do Japi, Flavio Gramolelli Jr., durante a abertura do Ciclo de Debates
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Na última quinta-feira (7), a Faculdade UniAnchieta sediou a abertura do Ciclo de Debates sobre Sustentabilidade e Desenvolvimento Econômico em Unidades de Conservação, evento internacional que reúne representantes do Brasil e da Colômbia para promover a troca de experiências, conhecimentos e boas práticas voltadas à preservação ambiental com geração de oportunidades sustentáveis.

Realizado pela Fundação Círculo Innovador da Colômbia, com apoio da Prefeitura de Jundiaí, da Fundação Serra do Japi e da UniAnchieta, o encontro também conta com a participação dos Parques Nacionales Naturales da Colômbia.

Cooperação Brasil–Colômbia pela sustentabilidade

A abertura oficial foi conduzida pelo vice-prefeito Ricardo Benassi, que destacou a importância do diálogo internacional na construção de cidades mais resilientes.

“Como gestor ambiental e alguém que sempre se dedicou à pauta da sustentabilidade, acredito muito nesse caminho que une proteção ambiental e geração de oportunidades econômicas, como o turismo sustentável na Serra do Japi. Essa troca com a Colômbia é enriquecedora e eventos como esse nos permitem tanto aprender quanto compartilhar experiências que estamos desenvolvendo em Jundiaí”, afirmou.

O cônsul do Brasil em Medellín, Sergio Escobar, também esteve presente e abordou o Desenvolvimento Territorial Sustentável, apresentando soluções adotadas em Medellín — cidade reconhecida pela integração entre urbanismo e meio ambiente.

“Medellín tem se destacado por seu modelo de desenvolvimento urbano vinculado à sustentabilidade. Compartilhar essas experiências com Jundiaí é uma oportunidade de cooperação mútua. Esse tipo de intercâmbio alimenta ideias e estratégias que melhoram a qualidade de vida nas cidades”, destacou.

Discussões técnicas e apresentação de projetos

De acordo com o superintendente da Fundação Serra do Japi, Flavio Gramolelli Jr., o evento foi estruturado em duas etapas.

“Hoje estamos focados em discussões técnicas e em grupos que se dividem para trabalhar temas como intercâmbio acadêmico, pesquisa científica, desenvolvimento econômico, inovação tecnológica, turismo e ecoturismo. Amanhã, o encontro será voltado à apresentação de experiências e projetos ligados à sustentabilidade, com a participação de profissionais do Brasil e da Colômbia”.

Fortalecendo parcerias para o futuro

A iniciativa reforça o diálogo internacional sobre conservação de áreas naturais e estimula parcerias institucionais que possam gerar soluções inovadoras e inclusivas para territórios protegidos, alinhando preservação ambiental e desenvolvimento socioeconômico.

[tdj-leia-tambem]

📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-4