
Debora Benevides, moradora do bairro Caxambu, em Jundiaí (SP), enfrenta desde 2010 uma doença neurológica chamada Miastenia Gravis, causada por um tumor no timo. Desde então, superou inúmeros desafios, incluindo uma metástase no pulmão. Para manter seu tratamento com dignidade, ela está promovendo uma rifa solidária a fim de complementar sua renda.
Atualmente, Debora segue em tratamento com medicamentos para estabilizar a Miastenia Gravis e preservar seus movimentos e mobilidade. Ela conseguiu o fornecimento dos remédios por meio da Farmácia de Alto Custo, uma vez que necessita de doses diárias elevadas.
Quanto ao controle dos tumores, Debora relata que o tratamento tem sido “bem aceitável”. “Até o momento, já fiz seis sessões de quimioterapia no Hospital São Vicente, em Jundiaí, e continuo sendo acompanhada pelos oncologistas da instituição. Infelizmente, os tumores não diminuíram, mas nada de novo surgiu nesse período, o que é um bom sinal. O tratamento tem sido relativamente leve, se comparado aos anteriores, devido às diferentes medicações que já utilizei ao longo dos anos”, explica.

“Corrente do bem sem fim”
Ao Tribuna de Jundiaí, ela conta que a campanha da rifa solidária tem o objetivo de arrecadar R$ 5 mil para complementar sua renda, que atualmente é o valor mínimo pago pelo INSS. “[Enfrento] alguns contratempos com atrasos, por conta das agendas de renovação do benefício”, afirma.
“Essa inconstância gera muita instabilidade diante de um tratamento que não para, pois a cada 21 dias tenho o ciclo das medicações, além de outros compromissos médicos, que geram custos com transporte, entre outros”, detalha.
Diante dessa realidade, um casal de amigos decidiu ajudar: doaram duas bicicletas para que Debora pudesse levantar recursos. Uma delas foi vendida diretamente, e a outra foi rifada com cartela manual. Em apenas 24 horas, todos os números foram vendidos. O vencedor, sensibilizado com a causa, doou o prêmio de volta para que Debora promovesse uma nova rifa.
“Isso gerou uma corrente do bem sem fim, pois o que era simples se tornou gigante pra mim.”
Agora, ela organiza uma nova rifa, com prêmios complementares: uma bicicleta, um capacete e uma cesta de produtos de limpeza.
Para adquirir um número, basta acessar a rifa virtual clicando aqui. A chave Pix da rifa é: [email protected]


Diagnóstico, superação e rede de apoio
Debora, que é ex-comissária de bordo, passou por múltiplas sessões de quimioterapia e radioterapia, mas nunca desistiu de seus sonhos. Em 2013, concluiu a graduação em Design de Interiores e, dez anos depois, em 2023, formou-se em Arquitetura. “Pra mim, esses diplomas são como conquistas em meio a tantas dificuldades”, diz.
E os sonhos continuam: “Sou uma mulher que, aos 43 anos e meio, já nem conto mais quantas vezes enfrentei essa batalha, mas ainda tenho sonhos dentro de mim que me impulsionam a viver uma vida fora dessa realidade de medicamentos e tratamentos. Sem ilusões ou devaneios, mas com esperança de que dias melhores podem vir, com muita fé e paz”.

Nos últimos meses, um dos maiores desafios tem sido manter a imunidade alta, para não perder ciclos de tratamento. Além disso, ela lida com questões burocráticas para garantir seus direitos, cuida da alimentação e da saúde mental.
“Tenho ficado muito isolada socialmente, embora a família e os amigos, sempre que podem, me visitem ou conversem comigo por mensagens, o que torna os dias mais acolhedores”, conta.

Apesar de tudo, Debora segue firme, com fé e gratidão: “Minha rede de apoio é gigante. Só percebo o tamanho dela quando estou em grandes dificuldades. Tenho a impressão de que consegui fazer amigos verdadeiros por onde passei, sem pretensão ou intenção de troca, e isso me fortalece demais agora. São pessoas desde a infância até o quarto de hospital onde fiquei internada no fim do ano passado. Acredito que Deus preparou cada uma dessas pessoas para que eu não caísse. Me sinto extremamente agraciada — sei que não é merecimento, é divino”.
[tdj-leia-tambem]
📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-4