Jundiaí vista de cima com clima frio
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Defesa Civil de Jundiaí fez um alerta, nesta quarta-feira (29), por conta da previsão de pancadas de chuva para os últimos dias do ano. Segundo o órgão, a chuva deve vir acompanhada de raios, rajadas de vento e até granizo em alguns pontos da cidade. No começo da semana, foram registrados 1.631 raios no município em um único dia.

De acordo com o coronel Gimenez, coordenador da Defesa Civil municipal, a previsão de chuva é de mais de 110 milímetros em seis dias. O coordenador explica que o ápice será nesta sexta-feira (31), quando deve chover 35 milímetros. Para o sábado (1), estão previstos 30 milímetros de chuva na cidade. A preocupação é com o período em que ocorrerão essas chuvas, pois podem ocorrer estragos na cidade.

O coordenador diz que o órgão fez, durante o período sem chuva, várias ações para evitar problemas na cidade, como desassoreamento de rios e córregos, aumento de aduelas em pontes, para o volume de água passar sem estrangulamento, e limpeza de galerias pluviais.

[tdj-leia-tambem]

Em caso de chuva forte, o morador precisa tomar alguns cuidados, como evitar áreas de inundação e não trafegar em ruas sujeitas a alagamentos, principalmente próximo aos córregos e ribeirões.

O motorista deve estacionar o veículo em local seguro e evitar parar o automóvel debaixo de árvore, pois o tronco ou um galho podem cair e provocar acidentes.

A atenção precisa ser redobrada em áreas de encostas, morros e com enxurradas, e em caso de raios, desligue os aparelhos elétricos das tomadas e o gás.