Chuva em Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Nesta quinta-feira (1°), a Defesa Civil de Jundiaí iniciou a Operação “Chuvas de Verão” de 2022 e 2023. A operação surgiu para minimizar os impactos das chuvas para a população da região de Jundiaí, e se estende até 31 de março de 2023. A Defesa Civil definiu o plano com base em uma extensa análise de cenários de risco. Além disso, monitoramento de dados meteorológicos, hidrológicos e geológicos, e gestão inteligente de recursos, de forma articulada com a administração.

A operação acontece no período em que as chuvas têm maior intensidade e impactam a região Sudeste do Brasil. Assim como nos anos anteriores, Jundiaí desencadeia ações de maneira integrada entre as Unidades de Gestão para reduzir os impactos à população. O coordenador da Defesa Civil de Jundiaí, coronel João Osório Gimenez Germano, ressalta que há previsão de fortes chuvas entre 3 e 6 de dezembro.

“Ressalto também que a Defesa Civil estará emitindo semanalmente dois boletins meteorológicos durante este período de chuvas, além de realizar o monitoramento de todas as áreas de Jundiaí através dos pluviômetros”, afirma Germano. Você pode acessar os boletins no site da Prefeitura de Jundiaí.

Atuação preventiva

De acordo com a Defesa Civil, a previsão é que os próximos meses sejam bastante chuvosos, como aconteceu no ano passado. Assim, o órgão busca minimizar os impactos em casos de catástrofes naturais e orienta o que deve ser feito em cada estágio de emergência.

A Operação Chuvas de Verão é instituída por Decreto Municipal, publicado na Imprensa Oficial do último dia 30 de novembro. O Decreto também institui a Força Tarefa Municipal para atuação preventiva em casos de riscos decorrentes das chuvas típicas do período e para execução dos planos de ação em casos de urgências e emergências em áreas de risco, em razão de desastres naturais, enchentes, alagamentos, e outros prejuízos à população.

[tdj-leia-tambem]

Prevenção

Durante o período de estiagem, que antecede os meses chuvosos, a Defesa Civil de Jundiaí realizou um grande trabalho preventivo. O órgão atuou na limpeza de mais de 65 mil bocas de lobo em toda a cidade; limpeza e desassoreamento de rios, lagos, lagoas e córregos; e limpeza de galerias pluviais, para que o volume de água tenha mais fluidez nesta época. Todo o trabalho foi realizado pela força-tarefa que uniu todas as Unidades de Gestão e órgãos ativos da cidade.

“O trabalho da Defesa Civil é exatamente esse, e alertamos a população para que, após as chuvas, sempre realizem vistorias em suas casas para verificar se não há possíveis criadouros dos mosquitos da dengue, do zika vírus ou do vírus chikungunya”, alerta o coronel Gimenez.

Para obter mais orientações sobre o que fazer antes, durante e depois do período de chuvas intensas e demais tipos de desastres, a Defesa Civil mantém o aplicativo “Alerta SP”, disponível para download nos sistemas Android e IOS. Alertas de risco também são enviados pelo SMS 40199, basta enviar uma mensagem com o CEP da localidade desejada para o número 40199. Os telefones para contato com a Defesa Civil de Jundiaí são o 199 ou o 4586-0666.