
Nesta terça-feira (13), a Defesa Civil de Jundiaí promoveu o primeiro dia de capacitação para combate de incêndios. O curso aconteceu na Fazenda Ermida, no bairro do Medeiros, e faz parte das ações da Operação Estiagem 2023. A oficina tem como objetivo aperfeiçoar os procedimentos de ação nas ocorrências nesta época de estiagem. Neste período, a baixa umidade relativa do ar possibilita aumento dos casos de queimadas. Assim, no curso, os participantes adquirem conhecimentos para uma atuação rápida e de qualidade.
O curso teve a participação da Defesa Civil, Unidade de Gestão de Planejamento e Meio Ambiente (UGPUMA), da Divisão Florestal da Guarda Municipal e do 19° Grupamento de Bombeiros. Além disso, partiparam do curso membros das Defesas Civis de Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista e Louveira, além da concessionária Rota das Bandeiras.
Os presentes conheceram o Plano de Contingência de Estiagem, a Lei 8.858/17 que proíbe queimadas no município, e a atuação da GM na prevenção e combate dos incêndios em vegetação. A Defesa Civil também realizou uma apresentação teórica sobre incêndios em vegetação.
“O objetivo do curso é compartilhar os conhecimentos e passar as nossas experiências adiante. Dessa maneira conseguiremos reduzir os riscos de queimadas nas áreas que apresentam mais incidência em uma época de poucas chuvas”, comentou o coordenador da Defesa Civil de Jundiaí, coronel João Osório Gimenez Germano, que agradeceu à Fundação Antônio Antonieta Cintra Gordinho pela parceria nas capacitações.
Combate ao fogo

Ao final do curso, os agentes participaram de um treinamento prático de combate ao fogo. “O encontro tem como missão auxiliar as pessoas a saberem como agir em casos de incêndio, além de ensinar as melhores formas de prevenção de queimadas”, ressalta o Sargento Anunciação, do Corpo de Bombeiros. “Nós somos multiplicadores e quanto mais a população se envolver, melhor será o trabalho de conscientização”, completa GM André, da Divisão Florestal.
Um dos participantes da oficina foi o Chefe do Grupamento de Bombeiro Civil Voluntário de Várzea Paulista, Thiago Cozzolino, aprovou o conteúdo da oficina. “Os incêndios são as principais ocorrências da região. Portanto, é fundamental estar atualizado com as melhores formas de combate-los”, avalia.
[tdj-leia-tambem]