Defesa Civil de Jundiaí promove capacitação para combate a incêndios
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Nesta terça-feira (13), a Defesa Civil de Jundiaí promoveu o primeiro dia de capacitação para combate de incêndios. O curso aconteceu na Fazenda Ermida, no bairro do Medeiros, e faz parte das ações da Operação Estiagem 2023. A oficina tem como objetivo aperfeiçoar os procedimentos de ação nas ocorrências nesta época de estiagem. Neste período, a baixa umidade relativa do ar possibilita aumento dos casos de queimadas. Assim, no curso, os participantes adquirem conhecimentos para uma atuação rápida e de qualidade.

O curso teve a participação da Defesa Civil, Unidade de Gestão de Planejamento e Meio Ambiente (UGPUMA), da Divisão Florestal da Guarda Municipal e do 19° Grupamento de Bombeiros. Além disso, partiparam do curso membros das Defesas Civis de Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista e Louveira, além da concessionária Rota das Bandeiras.

Os presentes conheceram o Plano de Contingência de Estiagem, a Lei 8.858/17 que proíbe queimadas no município, e a atuação da GM na prevenção e combate dos incêndios em vegetação. A Defesa Civil também realizou uma apresentação teórica sobre incêndios em vegetação.

“O objetivo do curso é compartilhar os conhecimentos e passar as nossas experiências adiante. Dessa maneira conseguiremos reduzir os riscos de queimadas nas áreas que apresentam mais incidência em uma época de poucas chuvas”, comentou o coordenador da Defesa Civil de Jundiaí, coronel João Osório Gimenez Germano, que agradeceu à Fundação Antônio Antonieta Cintra Gordinho pela parceria nas capacitações.

Combate ao fogo

Defesa Civil de Jundiaí promove capacitação para combate a incêndios
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Ao final do curso, os agentes participaram de um treinamento prático de combate ao fogo. “O encontro tem como missão auxiliar as pessoas a saberem como agir em casos de incêndio, além de ensinar as melhores formas de prevenção de queimadas”, ressalta o Sargento Anunciação, do Corpo de Bombeiros. “Nós somos multiplicadores e quanto mais a população se envolver, melhor será o trabalho de conscientização”, completa GM André, da Divisão Florestal.

Um dos participantes da oficina foi o Chefe do Grupamento de Bombeiro Civil Voluntário de Várzea Paulista, Thiago Cozzolino, aprovou o conteúdo da oficina. “Os incêndios são as principais ocorrências da região. Portanto, é fundamental estar atualizado com as melhores formas de combate-los”, avalia.

[tdj-leia-tambem]