
Com assinatura do Decreto Municipal 4.388, no dia 6 de junho de 1977, nasceu a Defesa Civil de Jundiaí. Nesta terça-feira (6), a instituição completa 46 anos de história. A Defesa Civil de Jundiaí foi a primeira criada no interior e a terceira mais velha do Brasil– atrás apenas da Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro e de São Paulo. Em todo esse período, os profissionais dedicados prestaram incontáveis serviços à população, com um foco: a preservação da vida.
“A Defesa Civil é formada por pessoas comprometidas que lutam diariamente pelas pessoas de Jundiaí”, destacou o Prefeito Luiz Fernando Machado. “Anualmente, realizamos investimentos para fortalecer ainda mais essa instituição que nos enche de orgulho. Aliada aos conceitos de Cidade Inteligente, uma nova sede está em construção para melhorar a qualidade do serviço prestado a todos”, reforça.




Diariamente, a Defesa Civil atua com o objetivo de reduzir os riscos de desastres, além da prevenção e mitigação de ocorrências. Atualmente está em andamento a Operação Estiagem, que visa minimizar problemas decorrentes desse período do ano, quando as chuvas diminuem e o clima fica mais seco, aumentando a incidência de queimadas. Nessa época, a instituição emite boletins com informações sobre a umidade relativa do ar, riscos de incêndio, previsão do tempo entre outros. Além disso, há o monitoramento constante de lugares com alto índice de focos de queimadas.
Nos demais meses do ano, a Operação Estiagem dá lugar à Operação Chuvas de Verão. Assim, nessa época, a Defesa Civil desenvolve ações de prevenção para evitar ocorrências de deslizamento, desabamentos, alagamentos, entre outros. Os integrantes da Defesa Civil monitoram por 24 horas os impactos da chuva para atender de prontidão as regiões com maior chance de desastres.
[tdj-leia-tambem]
‘Motivo de muito orgulho’
“Os profissionais da Defesa Civil são verdadeiros heróis e estão sempre à disposição da população no atendimento e nas estratégias elaboradas para prevenção. Um grande exemplo são as Operações, que tem reduzido ano a ano os impactos das chuvas e do período mais seco”, afirma o Gestor da Casa Civil, Dr. Gustavo Maryssael.
“É motivo de muito orgulho estar à frente de uma instituição tão importante na cidade de Jundiaí. Ao longo desses anos foram realizadas inúmeras ações com o objetivo de atender e garantir a segurança dos jundiaienses. Seguiremos trabalhando com esse propósito”, ressalta o coordenador da Defesa Civil de Jundiaí, Coronel Gimenez.
Não apenas em Operações, a Defesa Civil está à disposição da população e demais órgãos municipais, estaduais e federais durante todo o ano. Havendo a necessidade, basta entrar em contato pelo número 4586-0666 ou o 199.