Na tarde desta terça-feira (14), fortes chuvas atingiram os bairros Mato Dentro e Rio Acima, cortados pelo rio Capivari e seus afluentes, em Jundiaí. O grande volume de água causou alagamentos e enchentes na região. Assim, as equipes da Força Tarefa Operação Verão se uniram para atender a 40 pessoas, com resgate, acolhimento, entrega de material de limpeza, colchões, cobertores e alimentos.

Além disso, a Defesa Civil fará nova avaliação nas áreas e as equipes das Unidades de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP) e Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) da Prefeitura de Jundiaí farão as intervenções necessárias para o apoio às famílias e recuperação das vias afetas.

De acordo com o coronel coordenador da Defesa Civil de Jundiaí, João Osório Gimenez Germano, as chuvas frequentes que têm atingido a região deixam o solo encharcado. Dessa forma, aumentam os riscos de deslizamentos, desbarrancamentos e transbordamentos. “Faremos nova vistoria nos pontos para verificar as informações recebidas ao longo do dia de ontem. Agora, todas as pessoas já estão em local seguro e serão atendidas pelas equipes de assistência social”, explica.

[tdj-leia-tambem]

Balanço

Somente na rua Antonio Codarin a Defesa Civil interditou nove imóveis parcialmente. As equipes da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros ainda resgataram 31 pessoas (10 crianças e 21 adultos). O ponto, mais afetado na ocorrência, teria recebido o impacto do rompimento de lagos, na parte alta do bairro.

Na avenida Geraldo Azzoni, as equipes precisaram interditar outras três residências por conta do alagamento. Neste caso, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros resgataram nove pessoas (três adultos, cinco crianças e um idoso cadeirante). A água também invadiu a Unidade Básica de Saúde (UBS) Rio Acima, que terá o atendimento interrompido nesta quarta-feira (15). Dessa forma, os munícipes da região podem receber medicação, atendimento para curativos e vacinação nas Novas UBSs Jundiaí Mirim ou Corrupira.

Além das duas vias afetadas, a Rodovia Engenheiro Constâncio Cintra, na altura do KM 72 – nos dois sentidos – teve o tráfego interrompido no período da tarde de ontem.