
Com a baixa Umidade Relativa do Ar (URA) em 30%, na tarde desta terça-feira (25), Jundiaí entrou em nível de Atenção, e apesar de a queda da temperatura no final da tarde ter melhorado essa taxa e o município ter saído daquele nível, todo cuidado para os próximos dias é pouco.
O coordenador da Defesa Civil, o coronel João Osório Gimenez Germano, faz um apelo à preservação da saúde. “O principal alerta é para que fiquemos atentos às crianças e idosos, que são geralmente os que levam mais tempo para se aperceber das condições climáticas. Irritações nos olhos e coceiras no nariz são os principais sinais, e exigem cuidado e cautela”.
[tdj-leia-tambem]
Alguns efeitos da baixa incluem complicações alérgicas e respiratórias e dor de cabeça, e para o meio ambiente condições para eletricidade estática (excesso de cargas elétricas) em pessoas e equipamentos eletrônicos, e aumento do potencial de incêndios em pastagens e florestas.
Nessas condições, devem ser evitados exercícios físicos nos horários de maior insolação (das 11h às 16h), aglomerações, permanências em locais fechados e queimadas em geral. São recomendados ainda: umidificar ambientes, proteção do sol, consumir água, manter as mãos lavadas e longe do nariz e olhos, aplicar soro fisiológico no nariz e olhos, manter a casa limpa e arejada.