
A Defesa Civil de Jundiaí comemorou na sexta-feira (13) seus 48 anos de fundação com uma cerimônia especial no anfiteatro da UniAnchieta. O evento reuniu autoridades do Executivo, Legislativo, representantes de entidades, gestores municipais e membros de Defesas Civis da região para marcar um novo momento da instituição, que recentemente dobrou seu efetivo e recebeu novos investimentos.
Reforço no efetivo e novos equipamentos
Durante a cerimônia, o prefeito Gustavo Martinelli destacou os avanços mais recentes da corporação, com ênfase para o aumento no número de profissionais.
“Vivemos uma nova fase da Defesa Civil de Jundiaí, com destaque para o aumento do efetivo, que subiu 100%, de 8 para 16 funcionários. Estamos também em busca de novos equipamentos junto ao Governo do Estado, inclusive veículos. Estamos dando todo o suporte para que a Defesa Civil continue desenvolvendo esse trabalho de excelência, que é salvar vidas”, afirmou o prefeito.
O crescimento da equipe e a modernização da estrutura visam fortalecer ainda mais a atuação do órgão na prevenção de desastres e na proteção da população.
Reconhecimento do Legislativo e do Estado
O evento também contou com a presença do vereador Juninho Adilson, líder do governo na Câmara Municipal, que destacou o papel fundamental da Defesa Civil na segurança da cidade.
“A Câmara Municipal, em nome da população de Jundiaí, agradece e parabeniza todos os integrantes da Defesa Civil que há 48 anos constroem uma trajetória de dedicação e coragem no cuidado com a nossa gente”, declarou.
Representando o Governo do Estado, o coronel Araújo Monteiro reforçou a relevância da atuação local no cenário paulista:
“Celebrar 48 anos é celebrar também o compromisso com a vida. É muito bom ver o crescimento e a importância que a Defesa Civil de Jundiaí tem para o cenário estadual”.
Compromisso com a vida e a prevenção
O coordenador da Defesa Civil de Jundiaí, coronel Gimenez, lembrou o papel histórico da instituição e seu compromisso diário com a cidade.
“Durante quase cinco décadas a Defesa Civil de Jundiaí tem trabalhado incansavelmente para proteger a vida e o patrimônio dos nossos cidadãos. Com dedicação, coragem e compromisso, nossos profissionais têm enfrentado desafios, superado obstáculos e salvado vidas. Desde sua criação, em 6 de junho de 1977, o órgão tem sido referência na redução de riscos e mitigação de desastres em nossa cidade”, pontuou.
Medalhas e homenagens
Encerrando a solenidade, foram entregues 49 medalhas da Defesa Civil a pessoas e instituições que contribuíram para o fortalecimento da corporação. Um dos momentos mais emocionantes da cerimônia foi a homenagem a Gisela Fávaro, filha do ex-prefeito Pedro Fávaro, criador da Defesa Civil de Jundiaí.
Autoridades presentes
Além do prefeito Gustavo Martinelli e do coordenador coronel Gimenez, marcaram presença no evento o coronel Araújo Monteiro, chefe de gabinete da Defesa Civil Estadual, os vereadores Zé Dias, João Victor, Quézia de Lucca e Juninho Adilson, a presidente do Fundo Social de Solidariedade (FUNSS), Ellen Camila Martinelli, além de representantes de Defesas Civis de outras cidades e integrantes de diversas entidades e órgãos municipais.
 
					 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		