
Na luta contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, a Prefeitura de Jundiaí intensificou as ações de combate das doenças. Assim, a gestão criou uma força-tarefa que percorreu seis bairros da cidade nesta quinta-feira (23).
A iniciativa, que contou com a participação de equipes da Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM) e 30 soldados do 12º Grupo de Artilharia de Campanha Barão de Jundiahy (GAC), teve como objetivo vistoriar imóveis e conscientizar a população sobre a importância da eliminação de criadouros do mosquito.
As equipes da VISAM visitaram casas nos bairros Vianelo, Vila Progresso, Bonfiglioli, Jardim Danúbio, Vila Aparecida e Vila Rami. Além disso, a força-tarefa continua nesta sexta (24) no Jardim Guanabara, Colônia, Caxambu, Vila Rio Branco e Recanto Quarto Centenário.
Durante as vistorias, os agentes verificaram vasos, plantas como bromélias, grelhas e outros objetos que podem acumular água e servir de criadouro para o mosquito.

Além da vistoria dos imóveis, os moradores também receberam informações sobre as arboviroses e orientações sobre como eliminar criadouros do mosquito em suas casas e quintais. De acordo com a gestão, a ação teve como objetivo conscientizar a população sobre a importância da participação individual no combate ao Aedes aegypti e na prevenção das doenças transmitidas por ele.
Jundiaí em situação de emergência
Jundiaí se encontra em situação de emergência devido ao alto número de casos de dengue registrados no município. Com isso, a Prefeitura de Jundiaí mantém uma Sala de Situação da Saúde em funcionamento desde dezembro de 2023, onde a situação é monitorada diariamente para a adoção de medidas antecipadas no combate ao mosquito.
A população pode acompanhar os dados atualizados sobre as arboviroses em Jundiaí no site da Prefeitura: https://jundiai.sp.gov.br/boletimarboviroses/.
Combate à dengue exige esforço conjunto
A Prefeitura de Jundiaí reforça a importância da participação da população no combate ao Aedes aegypti. Dessa forma, cada morador deve fazer a sua parte eliminando criadouros do mosquito em sua casa e quintal. Em caso de dúvidas, a população pode entrar em contato com a VISAM pelos telefones: (11) 4589-6340 e (11) 4589-6350.
[tdj-leia-tambem]