136 animais foram castrados no mutirão da última sexta-feira. Foto: Prefeitura de Jundiaí
136 animais foram castrados no mutirão da última sexta-feira. Foto: Prefeitura de Jundiaí

O Departamento de Bem-Estar Animal (DEBEA), vinculado à Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), deu um importante passo para fortalecer sua atuação em prol dos animais na cidade. Com um novo contrato de prestação de serviços de castração, que representa um investimento de aproximadamente R$ 2,5 milhões ao longo de cinco anos, o DEBEA planeja realizar 5.100 castrações por ano, um aumento significativo de 155% em relação ao contrato anterior, o qual permitia a realização de cerca de 2 mil castrações por ano.

A primeira ação foi o mutirão realizado na última sexta-feira (4), na sede do Departamento, que realizou a castração de 136 animais. “Com esse novo contrato de castrações, conseguiremos fazer um melhor manejo dos animais, além de atender mais gente, principalmente em mutirões a serem realizados nos bairros”, reforçou a diretora do DEBEA, Daniela Araújo Passos. Os bichinhos, além de castrados, também saem microchipados do mutirão.

O prefeito Luiz Fernando Machado ressaltou a importância da política pública de bem-estar animal em Jundiaí. “Além da construção de uma sede mais ampla para o Departamento, que está em andamento, temos o compromisso de garantir a educação das gerações futuras sobre a guarda responsável e também sobre a necessidade de, ao adotar um cão ou gato, zelar pela saúde, segurança, abrigo e alimentação dos pets”, acrescentou.

Os moradores mostraram satisfação com a iniciativa. Manuel Silva, morador do bairro Ivoturucaia, levou seu cãozinho Max, de 9 meses, para o mutirão. “A castração é muito importante para proteger o animal. E claro, nos ajuda muito, pois é difícil pagar pelo serviço”, afirmou.

Manuel Silva levou o cão Max para a castração. Foto: Prefeitura de Jundiaí

A família Silva, do Jardim Tamoio, também participou ao levar o gatinho Moisés, de 1 ano, para a castração. “Nós temos que cuidar e dar o melhor para os bichinhos, né? Por isso fazemos questão de trazer e agradecemos à Prefeitura”, disse a moradora Gilda Gonçalves de Carvalho Silva.

O DEBEA disponibiliza o cadastro online por meio do site do Departamento ou do aplicativo APP Jundiaí, no serviço Cadastro de Animais para Castração. Podem ser inscritos cães e gatos de ambos os sexos, com idades entre três meses e oito anos, e peso acima de um quilo e meio.

Os mutirões nos bairros serão retomados a partir de setembro. O primeiro está previsto para os dias 30 de setembro e 1º de outubro no bairro Caxambu. O local será divulgado em breve, juntamente com informações sobre o agendamento prévio.