Colégio Francisco Telles em Jundiaí
Foto: Google Street View

Há 106 anos em atividade e sendo uma das instituições de ensino mais antigas de Jundiaí, o Colégio Francisco Telles anunciou que fechará a partir de 2021. O motivo do fechamento é a fusão entre o Francisco Telles e o Colégio São Vicente, que fica no Anhangabaú.

Sendo assim, o prédio em que o Telles está localizado hoje será devolvido à Mitra Diocesana de Jundiaí. Segundo o Padre Carlos José Virillo, Ecônomo da Diocese de Jundiaí, a pandemia do Covid-19 foi chave para a decisão da fusão. “As irmãs da congregação do São Vicente procuraram a Diocese (de Jundiaí) para falar sobre a situação do Telles. Principalmente por conta da pandemia, acharam melhor unir as escolas.”

De acordo com a decisão, a escola precisaria passar por reformas e obras para ter a capacidade de receber os estudantes no próximo ano letivo. Porém, sendo uma área tombada por patrimônio histórico, o local não pode passar por intervenções.

Atendendo alunos do berçário ao 9º ano, o Colégio Francisco Telles tem matriculados atualmente cerca de 400 alunos. Todos eles serão automaticamente transferidos para o Colégio São Vicente, que já está sendo reformado. A decisão final das transferências é dos pais. Esse processo de transferência já acontecia anteriormente com os alunos que finalizavam o ensino fundamental e concluíam o ensino médio na instituição do Anhangabaú.

[tdj-leia-tambem]