Depois de sofrer 3 infartos, morador de Jundiaí vai correr 78 km
Connect with us

Jundiaí

Depois de sofrer 3 infartos, morador de Jundiaí vai correr 78 km

Roberto Itimura se prepara para a sua quarta ultramaratona na Disney

Published

on

Atualizado há

Roberto Itimura em pisa de bolão
Aos 58 anos, Roberto Itimura é exemplo para mais novos. (Foto: Larissa Knupp/Tribuna de Jundiaí)

Há menos de uma semana para uma das maiores corridas que Roberto Itimura encara há quatro anos, ele tirou algumas horas para um bate-papo fora das pistas.

Sentado com a coluna ereta para evitar o desgaste dos quatro bicos de papagaio, essa não é, nem de longe, a primeira dor que sentiu na vida.

No ginásio do Bolão, acomodado em um dos degraus da arquibancada, ele faz uma viagem no tempo a uma época em que o tênis e roupas leves para caminhada não faziam parte do vestuário.

Aos 15 anos, sofreu um acidente e perdeu parte da mão direita brincando com bombinhas em uma Festa Junina. O ressentimento o isolou em casa e sofá e televisão se tornaram seus melhores amigos.

Aos 19 anos, pegou uma meningite. Com 42º C de febre, passou uma semana no hospital e, contrariando as expectativas da equipe hospitalar, recebeu alta dias depois.

Aos 22 anos, depois de uma década convivendo com o cigarro, parou de fumar. E em 2003, aos 43 anos de idade, decidiu que era hora de perder parte dos 117 kg que ganhou com o tempo.

No ano seguinte, pesando 70 kg, o diagnóstico: Itimura, como é chamado pelos colegas, tem uma doença degenerativa grave no coração. De 2004 para cá, cinco safenas precisaram ser feitas; duas delas foram condenadas pouco tempo depois e geraram dois infartos, um em 2007 e outro em 2008. O terceiro veio durante uma de suas primeiras provas, em 2009.

Nos primeiros dias de 2020, aos 58 anos, Roberto tem uma artéria em funcionamento e mesmo assim, com mais 90% de sua função comprometida por causa de placas de gordura – o que não é, para ele, motivo de tristeza. “Eu já tive medo da morte. Hoje não tenho mais”, disse certeiro.

As provações que o acompanharam durante a vida, embora dolorosas, foram o levando pouco a pouco, à realidade em que hoje, ele vive dia a dia. Buscando retardar o ritmo do entupimento dos vasos sanguíneos, seu médico cardiologista passou a ele a receita milagrosa: “faça exercício físico”.

Aquele médico, sem saber, plantou uma semente. Nascia o corredor que superou três infartos e ignorou safenas.

Agora, lá vai ele para mais uma ultramaratona. São 78 km divididos em quatro dias. O percurso corta um dos lugares mais mágicos do planeta, a Disney, em Orlando, na Flórida.

“É pura magia. A corrida da Disney é como mais uma atração do parque. Os visitantes nos motivam durante todo o percurso com palavras de apoio”, detalha.

Essa é a quarta vez que Roberto participa da competição e ele garante: “é uma das minhas preferidas”.

Roberto Itimura corre na pista de atletismo do Bolão

Itimura se prepara para Desafio do Dunga, corrida da Disney. (Foto: Larissa Knupp/Tribuna de Jundiaí)

Vamos correr?

Se a corrida é considerada um esporte individual, Roberto Itimura – definitivamente – não corre.

“Eu troto”, brinca dele. “Quando você trota, você consegue ver o ambiente ao seu redor, conversar com as pessoas, fazer amizade”.

Mesmo beirando os 60 anos e com um dossiê de exames e diagnósticos de doenças guardados em casa, ele se sente jovem e não dispensa a oportunidade de fazer novos amigos.

“Eu falei para conversarmos aqui no ginásio porque se fossemos para a pista não conseguiria conversar. Quero parar para cumprimentar todo mundo”, fala com um sorriso.

Administrador do grupo Running Jundiaí, com mais de 3 mil participantes, ele também participa das competições levando pessoas com deficiência em triciclos adaptados.

“Superar meu recorde não é meu objetivo. Sou motivado pela experiência de compartilhar o momento com amigos”, diz ele.

E amizade é o que não falta para Roberto Itimura.

No dia 22 de março, ele une todos os companheiros em uma corrida, com saída da Fatec Jundiaí. A “Run 7K Roberto Itimura” é um momento de confraternização.

“Nos encontramos para trocar abraços, correr juntos e celebrar a saúde”.

Encontro com Vanderlei Cordeiro

Neste sábado (4), Roberto Itimura se junta ao ídolo Vanderlei Cordeiro em um bate-papo no Sesc Jundiaí, das 16h às 18h.

“Eu fiquei honrado com o convite do Sesc. Ainda não conheço o Vanderlei. Vou aproveitar para tietar um pouco, tirar algumas fotos”, confessa.

Se depender dele, a mensagem que pretende deixar aos visitantes é de motivação.

“Viver é bom. Faça amigos e faça o bem, celebre a vida, cuide da saúde e emane energia positiva”, enumera.

Pai de três filhas e avô de duas meninas e um menino, ele compartilha o segredo da superação. “Resolva os problemas que pode resolver, se não der, esqueça e siga em frente”.

Na vida ou em uma corrida, para ele, olhar para trás nunca foi uma opção.

Jundiaí

Professor de idiomas de Jundiaí quer realizar seu sonho de cursar Medicina

Interessados em aprender um novo idioma de forma dinâmica e com excelência podem também ajudar Leonardo a realizar seu maior sonho.

Published

on

Professor de idiomas de Jundiaí
Foto: Arquivo Pessoal

Leonardo Porto, professor de idiomas de Jundiaí, viveu uma reviravolta ao se mudar para Buenos Aires, na Argentina, na busca de conseguir realizar o sonho de cursar Medicina. Aos 10 anos, Leonardo perdeu seu pai e viu sua mãe como porto seguro. Ainda aos 14 anos de idade, o jovem iniciou sua carreira na antiga escola de idiomas Yes, em…

Continue Reading

Jundiaí

Tombamento do acervo do Arquivo Histórico de Jundiaí é aprovado

O tombamento garante que o patrimônio documental estará protegido para as futuras gerações, contribuindo para o estudo da história jundiaiense. Saiba mais.

Published

on

Acervo do Arquivo Histórico de Jundiaí
Com o parecer favorável e unânime, pedido de tombamento do acervo será analisado pelo Conselho (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A gestão municipal dá um passo crucial para a preservação da história da cidade com a aprovação do tombamento do acervo do Arquivo Histórico de Jundiaí pelo Conselho Municipal do Patrimônio Cultural (Compac). A decisão unânime dos 13 conselheiros presentes na sessão ordinária garante a proteção do patrimônio documental da cidade. O acervo do Arquivo Histórico de Jundiaí, composto por…

Continue Reading

Jundiaí

Feriado de 9 de julho em Jundiaí tem previsão de frio e chuva

Frente fria traz temperaturas baixas e chuva para o feriado prolongado em Jundiaí

Published

on

Chuva em Jundiaí neste feriado de 9 de julho.
Prepare-se para o feriado: previsão indica frio e chuva em Jundiaí. Veja como ficarão as temperaturas nos próximos dias. - Foto: Prefeitura de Jundiaí

O feriado de 9 de julho, dia em que se celebra a Revolução Constitucionalista de 1932, será marcado por uma mudança significativa no clima em Jundiaí. Após um fim de semana com temperaturas máximas acima dos 26°C, a chegada de uma nova frente fria promete trazer dias mais frios e chuva para a cidade. Fim de semana ensolarado dá lugar…

Continue Reading

Jundiaí

Clube da Estética oferece hidratação facial gratuita na 6ª FENS

O evento reúne diversas empresas e serviços, proporcionando aos visitantes oportunidades únicas e experiências gastronômicas.

Published

on

Mulheres do Clube da Estética posam juntas na FENS, promovendo hidratação facial gratuita, fortalecendo a comunidade de esteticistas.
Os visitantes poderão conhecer os serviços da rede e se cadastrar para receber a hidratação facial gratuita - Foto: Prefeitura de Jundiaí

A FENS, Feira do Empreendedor, Negócios e Serviços, que acontecerá nos dias 23, 24, 25, 30, 31 de agosto e 1º de setembro no Parque da Uva, em Jundiaí, reserva uma surpresa especial para os amantes de beleza e bem-estar. O Clube da Estética, renomada rede de esteticistas da cidade, estará presente no evento, oferecendo aos visitantes a oportunidade de…

Continue Reading

Jundiaí

Eventos da ACE Jundiaí estimulam o crescimento dos negócios

Empreendedores podem aproveitar encontros para networking e aprender com especialistas em vendas.

Published

on

Grupo de empreendedores assistindo palestra na ACE Jundiaí, destacando eventos de networking e aprendizado empresarial.
Foto: Ace Jundiaí

Empreendedores de Jundiaí que desejam ampliar suas redes de contatos e fortalecer relacionamentos não podem perder as reuniões presenciais dos grupos de negócios do Unace na ACE Jundiaí. Estes encontros, que acontecerão na quarta e quinta-feira, oferecem momentos valiosos para networking e troca de experiências. Para participar como convidado, entre em contato com a ACE Jundiaí pelo WhatsApp (11) 96387-6099.…

Continue Reading