
O atleta Romilson Jesus realizou um Desafio Solidário para arrecadar alimentos e agasalhos para o Fundo Social de Solidariedade. Ele pedalou durante 12 horas em um rolo de treinamento, das 9h às 21h de sábado (19). Em seu “currículo”, Romilson tem dois recordes: um de vice-campeão mundial, conquistado na modalidade MTB (Mountain Bike), com 404 quilômetros de percurso e 23 horas pedaladas; E com a bike Speed Road, mais utilizada em estradas e rodovias, pedalou por 603 quilômetros em 22 horas e 50 minutos.
Romilson diz estar familiarizado com atividades de longas durações e longas distâncias na bicicleta, mas a preparação para esse Desafio Solidário foi totalmente diferente de tudo o que já fez. “Eu nunca tinha pedalado no rolo por tanto tempo, então a preparação foi totalmente diferenciada. Eu fiz um pedal de 12 horas de MTB, me preparando para isso. Depois fiquei uma semana descansando para chegar zerado no dia do evento”, explica.
Ele também destaca que passou pelo acompanhamento de fisioterapeuta, para que as pernas sustentassem a carga das 12 horas de pedalada no evento. Do convite à realização do evento, foram quase 50 dias de preparação e organização.
O rolo em que foi realizado o desafio se chama Rolo Smart, e ele simula o trajeto real de escolha do atleta. Romilson, junto dos organizadores, decidiu enfrentar um percurso com subidas e descidas, chamado Central Park. “Foi um desafio a mais”, comenta.
‘Uma emoção muito grande’
“A sensação de participar de um evento como esse, eu me senti privilegiado por ter sido escolhido por eles para participar. É uma emoção muito grande participar de um evento maravilhoso como esse, fazendo o que tanto ama, como pedalar”, comemora o atleta.
Romilson, que completou 44 anos na semana do evento, conta que sua história na bike começou depois de, aos 37 anos, sofrer um início de AVC por estresse. “Nesses seis anos e meio, graças a Deus, obtive algumas conquistas significantes”, explica. Em 2019 ele entrou para o Time de Ciclismo de Jundiaí e participou de diversas competições pelo mundo.
A ação foi organizada e pensada pela GR8 Sports, empresa jundiaiense voltada para venda e manutenção de bikes, e foi feita no Beco Fino, em Jundiaí. A iniciativa ainda contou com ajuda de lojistas e de ciclistas de Jundiaí e região.
A campanha solidária ainda segue até o final dessa semana. De acordo com Errera, da GR8 Sports, a iniciativa já arrecadou mais de 1 tonelada de alimentos não perecíveis, e espera aumentar esse número com a ajuda da população. Eles também estão arrecadando roupas de frio para doação.
Confira os pontos de arrecadação:
- Concerta Bike Vp: Av Fernão Dias Pães Leme n:2550 vila Cristo;
- Jaco Bicicletaria: Av. Pacaembu, 1935 – Jardim Paulista, Várzea Paulista;
- Lucas Bike: R. Cananéia, 476 – Jardim Paulista, Várzea Paulista;
- Thebikes: Avenida 9 de julho, 2622;
- TemBike: Rua 23 de Maio, Vianelo, 179;
- Mega Bikers: R. Petronilha Antunes, 244;
- Kepp’s Bike Shop: Av. Benedito Castilho de Andrade, 1330 – Eloy Chaves;
- Bicycle Shop Jundiaí: Av. 9 de Julho, 1900.
[tdj-leia-tambem]