Prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado.
Foto: Reprodução

O prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, reeleito em primeiro turno com quase 70% dos votos, falou ao Tribuna de Jundiaí sobre os planos para a nova gestão em 2021. Luiz Fernando comentou sobre os impactos da pandemia e os planos de investimentos e criação de novos empregos na cidade.

Confira a entrevista:

Qual a avaliação da campanha deste ano, com adaptações relacionadas à pandemia e mudança de calendário?

Mantivemos linha direta com a população ao longo dos 4 anos, tanto nas ruas, quanto nas redes sociais. Então, a campanha, apesar de ser a mais atípica dos últimos anos, oportunizou a consolidação do trabalho, começou e prosseguiu forte nos 47 dias porque teve sustentação nos resultados. O discurso teve conexão direta com o sentimento das pessoas que usam o Hospital São Vicente, e notaram avanços nas áreas da saúde e da educação.

O senhor acredita que o plano de ação do governo em relação à pandemia foi reconhecido pela população?

Em Jundiaí, ninguém ficou sem atendimento médico nem mesmo no momento mais severo da pandemia. Fortalecemos ainda mais a estrutura do Hospital São Vicente com novos leitos, compra de respiradores, investimos na testagem ampla da população e ações preventivas contra a doença. Ao longo desses meses de enfrentamento à pandemia que não nos afastamos um dia seguer do compromisso com a saúde e assim continuaremos. Na área da Saúde, nossa rede continua vigilante. Investimentos como a criação de novos leitos – em enfermaria e UTI – ficarão como legado e à disposição da população. Na economia, permanecemos com foco na gestão eficiente para atrair empresas, investimentos e assim gerar ainda empregos. Em plena pandemia, a cidade teve seu rating elevado pelo comitê de classificação de risco da Austin Rating para brAA (“duplo A”), uma das notas mais altas.

Qual o maior trunfo da sua campanha que tenha colaborado para a vitória em primeiro turno, na sua avaliação?

Mostramos resultados e eficiência da prestação dos serviços. Não há gestão pública que consiga mudar a vida das pessoas sem entregar resultados. Nossa gestão soube planejar a cidade que as pessoas precisam e, com muito trabalho, dedicação e transparência, avançamos. As contas da Prefeitura estão em dia e a cidade está no rumo certo.

Como o senhor começará o governo a partir de 2021, olhando para trás e comparando com o governo que iniciou em 2017? O contexto é completamente diferente?

Temos desafios pela frente, mas podemos afirmar que hoje somos uma das poucas cidades do País que conseguiram associar desenvolvimento econômico, geração de emprego e qualidade de vida. Atravessamos tempos difíceis nesses quatro anos, superando cada uma das crises e apresentando bons resultados à nossa cidade. Avaliamos, portanto, que ainda são necessários esforços de contenção das despesas correntes para que possamos elevar a capacidade de execução dos programas governamentais. A pandemia exige a necessidade de uma postura continuada de austeridade na gestão dos recursos.

Qual o maior desafio para o novo governo a partir de 2021?

A Covid-19 trouxe desafios para todos nós. Sentiremos seus reflexos ainda em 2021. No próximo ano, continuaremos nossa gestão eficiente para atrair empresas, investimentos e assim gerar ainda empregos. Também reconheço a necessidade de ampliar os investimentos no setor de transporte público. Fizemos ações contínuas nos últimos anos, como a reforma dos terminais urbano, modernização do sistema de pagamento, implantamos GPS em 100% da frota para reduzir atrasos, investimos em novos ônibus (com câmeras de segurança e tomadas USB). Um dos eixos é transformar Jundiaí em cidade inteligente. O novo Plano de Mobilidade será focado na redução dos acidentes de trânsito, no desenvolvimento de uma nova rede de transporte público, com novos recursos tecnológicos para agilizar o tempo de deslocamento.

Haverá mudanças no secretariado?

Os mesmos valores e princípios, sob o qual atuamos neste primeiro período de gestão, continuam sendo essenciais para superarmos os desafios de um novo mandato. A partir disso, daremos prioridade a um secretariado técnico, para que seja mantida a qualidade nos serviços públicos prestados. Propomos uma administração pública altamente profissionalizada para Jundiaí.

Deixe um recado aos eleitores que confiaram o voto na sua candidatura.

Eu tenho um enorme orgulho e uma grande responsabilidade de ser prefeito de uma das melhores cidades do Brasil, que se destaca por sua elevada qualidade de vida, associada a um grande desenvolvimento. A vitória histórica que tivemos em 1º turno está alicerçada na confiança da população de Jundiaí no trabalho executado por toda a equipe de governo, que seguirá ainda mais forte nos próximos anos.