Influenciadores de Jundiaí
Foto: Divulgação/ ACE Jundiaí

O coração de Jundiaí foi o cenário do sexto episódio do projeto Descobrindo o Centro, iniciativa da Associação Comercial Empresarial (ACE) que tem como objetivo valorizar os espaços históricos e culturais da cidade. A ação reuniu influenciadores locais em um dia de imersão pelo corredor cultural, mostrando que o Centro ainda é repleto de boas histórias, sabores e experiências.

Um convite para enxergar o Centro com novos olhos

A programação começou com um café da manhã na sede da ACE, onde a presidente Leandra Maia e o vice-presidente Orlando Fabrício recepcionaram os convidados.
Durante o encontro, Leandra destacou o propósito do projeto:

“Sabemos o que não está bom no Centro, mas queremos convidar vocês a estarem conosco neste projeto, para que sejam voz nas redes sociais e mostrem que tem muita coisa positiva no Centro.”

Com apoio da Secretaria de Cultura, o grupo percorreu diversos pontos emblemáticos da cidade, como a Galeria Bocchino — onde conheceram a história do tradicional Sorvetes Galeria, fundado em 1972 —, o Teatro Polytheama, a Pinacoteca Diógenes Duarte Paes, o Museu Histórico e Cultural Solar do Barão e a Sala Glória Rocha.

O tour terminou com um almoço na clássica Cantina Jundiaiense, inaugurada em 1949, um dos restaurantes mais tradicionais da cidade. Ao fim do percurso, Leandra comemorou o resultado da ação:

“Fico muito feliz em ver o Descobrindo o Centro despertando novos olhares para a região e revelando o que muitos ainda não conheciam.”

Os episódios anteriores do projeto estão disponíveis nas redes sociais da ACE Jundiaí.

Caminhadas Mediadas: história e memória abertas ao público

Além da iniciativa da ACE, o Departamento de Patrimônio Histórico (DPH) segue promovendo as Caminhadas Mediadas, que integram as ações de educação patrimonial e democratização do acesso à memória da cidade. As caminhadas são gratuitas e contam com cinco roteiros temáticos pelos principais bens culturais de Jundiaí.

A próxima edição será a Rota Afro – Circuito da Memória da População Negra, neste sábado (11), das 8h às 13h, com transporte gratuito aos inscritos. O trajeto inclui o Espaço ExpressaEspaço África do Jardim BotânicoClube 28 de SetembroPraça Ruy Barbosa e o Museu Solar do Barão.

  • Os interessados podem se inscrever pelo formulário neste link. A programação completa das próximas caminhadas está disponível no site da Cultura: cultura.jundiai.sp.gov.br.

📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiai-Emprego-5

[tdj-leia-tambem]