
Entre segunda (1º) e terça-feira (2), faleceram José Cruz, morador na Vila São Sebastião e Francisco Menezes, morador do Novo Horizonte. Ambos eram conhecidos por se vestirem de Papai Noel nas comemorações de final de ano na regão.
Francisco esteve internado na última semana, em Campinas, para tratar problemas de saúde na região abdominal.
Já José Cruz, foi atropelado por uma carro ao atravessar a avenida 14 de Dezembro, na Vila Rami. Uma equipe do SAMU o socorreu e levou para o Hospital São Vicente de Paulo, onde faleceu.
O corpo de José foi encaminhado para o Velório do Parque dos Ipês sem passar por exames de necrópsia e nem foi feito um boletim de ocorrência sobre o acidente. De acordo com o delegado do 6º Distrito Policial de Jundiaí, Luciano Carneiro, o velório foi suspenso para a realização dos exames. Após a necrópsia o corpo retornará para o Parque dos Ipês.
Trabalho na ACE Jundiaí
Francisco Menezes vestiu a roupa vermelha pela primeira vez em 2010, a convite do padrinho de casamento, Aristides Pretti, outro Papai Noel conhecido na cidade. Em 2018, contratado para as ações de Natal da Associação Comercial Empresarial (ACE) de Jundiaí, Francisco contou que o desejo da mãe, Cícera Maria de Menezes, à época com 81 anos, era ver o filho vestido de Papai Noel.
A oportunidade de fazer uma surpresa a ela surgiu em um dos percursos do Caminhão Encantado da ACE Jundiaí, quando Francisco parou em frente à casa de Cícera vestido de Papai Noel. A emoção tomou conta de todos que presenciaram a cena da mãe realizando seu sonho. De longe ela olhava, chorava e dizia “é meu Francisco, é meu Francisco”.

Em 2018 ele contou à assessoria de imprensa da ACE que sempre trabalhou em shoppings do Rio de Janeiro e de Campinas e no dia de Natal, quando fazia uma ação social em Jundiaí, com crianças carentes, a mãe já estava em São José dos Campos para passar a data com a irmã e não conseguia ver o filho. “Ela sempre quis me ver trabalhando como Papai Noel mas nunca deu certo, só me via por fotos”, contou ele. Cícera faleceu em maio de 2019.
A jornalista Fabiane Bernardi Françozo teve contato com Francisco em 2018 quando as filhas Dora e Elis quiseram tirar fotos com o Papai Noel no Caminhão Encantado. “Elas adoraram falar com ele! Uma pena que partiu tão cedo. Aposto que levou para o céu todos os desejos e sonhos da criançada que ele atendia com tanto carinho, paciência e atenção. Com certeza ele marcou a infância de muitas crianças da nossa cidade.”
