
Este mês, o sistema Detecta, da Associação Comercial e Empresarial (ACE) de Jundiaí comemora três anos de existência. O projeto foi criado para apoiar a segurança pública do município, e faz parte do Acordo de Cooperação com a Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo.
O sistema inteligente monitora vias da cidade mas, diferente dos radares, que constata excesso de velocidade, as câmeras do Detecta leem placas de veículos e identificam se o proprietário ou veículo têm algum tipo de registro criminal, em questão de segundos.
De acordo com a ACE Jundiaí, o sistema faz cerca de 5 milhões de leituras de veículos mensalmente. Cada câmera consegue gerar quase 12 mil registros por dia.
Reconhecimento
Como forma de agradecimento e homenagem pelos três anos de trabalho com o Detecta, a diretoria da ACE Jundiaí entregou medalhas para representantes das forças policiais que estão diretamente envolvidos com o projeto.
A Associação é a primeira entidade de classe a assinar o Acordo de Cooperação Detecta, em maio de 2018. Esse projeto é resultado de um trabalho de pesquisas e estudo que levou cerca de oito meses para ser concluído. A etapa foi articulada pelo conselheiro da ACE, Danilo D’Angelo, com apoio de representantes das Polícias e dos Consegs (Conselhos Comunitários de Segurança).
“Acreditamos que a união entre a sociedade civil e as forças públicas foi de grande importância para melhorar a segurança no município. Agradecemos a confiança e o apoio de todos neste período”, comentou.
Auxílio à polícia
“A ACE tem 54 câmeras do Detecta espalhadas em diferentes pontos da cidade. Quando um carro furtado ou roubado passa por uma delas, a câmera aciona todas as viaturas policiais num raio de 5km do local. Isso contribui para o trabalho operacional e investigativo da Polícia, culminando na prisão de criminosos que atuam na cidade”, explica o presidente da ACE, Mark William Ormenese Monteiro.
Como exemplo, Monteiro recorda dois casos em que as câmeras do Detecta auxiliaram na prisão de infratores, nesta quarta-feira (5). O primeiro caso foi uma tentativa de roubo no Anhangabaú. Após saber do caso, a polícia fez um levantamento da placa do veículo envolvido e com o apoio das câmeras do sistema inteligente, abordou e prendeu dois homens na rua Tiradentes.
Também por meio do Sistema Detecta, a polícia prendeu uma quadrilha que furtava motos em Jundiaí, Itu e Indaiatuba. O serviço de inteligência das autoridades usou as câmeras do Detecta e identificou a moto usada pelos acusados para os crimes.