Mutirão contra dengue
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Prefeitura de Jundiaí realiza neste sábado (29) o Dia D de mobilização contra a dengue, uma ação estratégica para conscientizar a população sobre prevenção e eliminação de criadouros do Aedes aegypti. A iniciativa, organizada pela Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM), acontece das 9h30 às 15h30 na Praça da Matriz, no Centro.

Ao longo do dia, diversos estandes educativos estarão disponíveis com informações claras e objetivas sobre o ciclo biológico do mosquito, como surgem os criadouros e quais medidas simples cada morador pode adotar para impedir a transmissão da dengue.

O público infantil também terá espaço garantido, com atividades lúdicas que reforçam a importância da prevenção desde a infância.

Ação reforça prevenção antes do período crítico da doença

Além da dengue, o evento também trará orientações sobre outras arboviroses transmitidas pelo Aedes aegypti, como chikungunya e Zika. Para o coordenador da VISAM, o médico-veterinário Luis Gustavo Grijota Nascimento, a mobilização é essencial.

“Esse é um evento de mobilização social, para as pessoas interagirem e receberem orientações sobre um tema tão importante que é a prevenção contra a dengue. Essa luta é de todos”, salienta.

Ele destaca que o Dia D ocorre em momento oportuno, já que o período de maior transmissão se inicia em janeiro.

“É quando as temperaturas aumentam, a umidade se eleva e, com isso, os criadouros escondidos enchem de água, favorecendo a reprodução rápida dos mosquitos. Quanto mais a população souber como agir, mais força teremos para controlarmos juntos a transmissão”, afirma.