Uma mulher recebe uma injeção no braço enquanto outra mulher em uniforme médico segura a seringa.
Nathalia Valiente Maia aproveitou para garantir a proteção contra a gripe e a Covid - Foto: Prefeitura de Jundiaí

Ação amplia proteção da população e reforça importância da prevenção

O Dia D de vacinação movimentou as UBSs e Clínicas da Família de Jundiaí neste sábado (10), promovendo um mutirão de imunização para todas as idades. A ação ofereceu vacinação contra gripe para grupos prioritários e multivacinação para atualização da caderneta de todas as faixas etárias.

O atendimento ocorreu das 9h às 14h em unidades como Hortolândia, Retiro, Jardim do Lago, Anhangabaú, Eloy Chaves, Ponte São João, Maringá, Rami, Santa Gertrudes, Novo Horizonte e Caxambu.

Na Clínica da Família Hortolândia, o movimento começou cedo com a presença de idosos, famílias e crianças. Muitos aproveitaram o sábado para reforçar a imunidade antes do inverno.

Grupos vulneráveis participam ativamente

“Eu sou transplantada renal, então desde os 40 eu tomo a da gripe e a da Covid agora, porque não posso deixar de tomar. Mesmo que eu não fosse transplantada, eu iria tomar também. Eu acho que todo mundo tem que tomar, porque é super importante.” — Estela Aparecida Valiente, aposentada.

Outro exemplo foi Lídia Peres, que também esteve na unidade para se vacinar. “Por causa da minha idade, a temperatura muda muito, e eu fico mais vulnerável à gripe. Eu acho importante me prevenir.”

Vacinação para todas as idades

A campanha atraiu também pessoas com condições específicas de saúde, como bronquite.

“Eu sempre tomei a vacina da gripe e da Covid, mesmo antes de descobrir a bronquite. Acho que é muito importante, e minha família toda também se vacina.” — Nathalia Maia, publicitária.

Pais também compareceram com os filhos, como é o caso de Paulo Henrique da Silva, motorista. “É bom para imunizar as crianças e deixá-las preparadas para alguma doença que possa vir.”

Um menino recebe uma vacina de uma médica, enquanto seu pai sorri ao lado.
Paulo e seu filho Henrique, exemplo de prevenção no Dia D de vacinação – Foto: Prefeitura de Jundiaí

Evento contribui para cobertura vacinal da cidade

“A multivacinação é uma oportunidade para as pessoas atualizarem suas carteirinhas. Muita gente não consegue se vacinar no dia a dia, então esses eventos são fundamentais.” — Leonard Sardinha Cabral, gerente da Clínica da Família Vila Hortolândia.

Segundo o gerente, além de crianças, gestantes e idosos, o evento contemplou pessoas com comorbidades, ampliando o alcance da campanha de prevenção.

Um profissional de saúde aplica uma vacina em uma mulher em um posto de saúde, enquanto um outro profissional observa.
Leonard Cabral, gerente da Clínica da Família Hortolândia, incentiva a atualização das carteirinhas na multivacinação – Foto: Prefeitura de Jundiaí

Serviço

As vacinas continuam disponíveis nas UBSs e Clínicas da Família para todos os públicos. É necessário apresentar documento com CPF e/ou Cartão do SUS.