Menina sorri enquanto segura muda de árvore nativa no plantio do Dia da Árvore em Jundiaí.
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Celebrado em 21 de setembro, o Dia da Árvore foi marcado em Jundiaí por uma programação especial voltada à preservação ambiental. O destaque ficou para o plantio de mudas nativas realizado pela DAE Jundiaí, em parceria com o Consórcio PCJ e a Prefeitura de Jundiaí, na sede da Associação Esportiva Jundiaiense, que comemora 100 anos em 2025.

Participação da comunidade e autoridades

O evento contou com a presença do prefeito Gustavo Martinelli, do diretor-presidente da DAE, Luiz Roberto Del Gelmo, da secretária de Esporte e Lazer, Rita Orsi, da secretária de Educação, Priscila da Costa Filho, além dos vereadores Cristiano Lopes e João Victor Ramos. Alunos da EMEB Irmã Flórida Mestag, associados e visitantes participaram ativamente do plantio.

Recuperação das APPs e espécies plantadas

As mudas fornecidas pela DAE e pelo PCJ têm como objetivo principal a recuperação da Área de Preservação Permanente (APP) do Rio Capivari, que passa pela propriedade da Esportiva. Entre as espécies plantadas estavam Pau Brasil, Jequitibá, Jabotá e Ingá.

“A recuperação das APPs são fundamentais para promover a recarga do lençol freático e proteção das bacias hidrográficas”, destacou Nádia Zacharczuk, diretora de Mananciais da DAE.

Integração entre educação, esporte e meio ambiente

Dia da Árvore em Jundiaí: união de escolas e comunidade pelo meio ambiente (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O prefeito Gustavo Martinelli reforçou a importância da união entre diferentes setores:

“Hoje celebramos um projeto que une esporte, educação e meio ambiente, e que tem a força de aproximar nossa comunidade em torno de um mesmo objetivo. Essa é uma proposta que conversa diretamente com o nosso programa de educação, o Escola da Gente”.

Ele também lembrou que nos últimos dias foram realizadas várias ações de plantio na cidade. “Essa parceria entre escola, prefeitura e comunidade é a prova de que, quando trabalhamos juntos, conseguimos transformar ainda mais nossa cidade”.

Sustentabilidade para o futuro

No total, cerca de 600 mudas foram plantadas e distribuídas em diferentes pontos de Jundiaí. Para o diretor-presidente da DAE, a iniciativa é um investimento no futuro.

“Mais do que celebrar uma data, estamos plantando o futuro. Cada muda representa um investimento em qualidade de vida, água e biodiversidade para as próximas gerações. Esse trabalho de recuperação ambiental fortalece nosso compromisso com a sustentabilidade”, afirmou Del Gelmo.

A ação, além de simbólica, reforça o papel da DAE e da Prefeitura de Jundiaí em ampliar áreas verdes, recuperar mananciais e conscientizar a população sobre o cuidado com o meio ambiente.

[tdj-leia-tambem]

📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-4