Foto: pressfoto/Freepik
Foto: pressfoto/Freepik

Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto de Dados da Associação Comercial Empresarial (ACE) de Jundiaí, foi revelado que as compras do Dia das Crianças terão um aumento de 3,4% em relação ao Dia das Mães, em maio, mesmo que as compras, no entanto, serão feitas de última hora.

A ACE ouviu 543 pessoas e das que demonstraram interesse em comprar na data, 91,63% ainda irão às compras. “Normalmente as pessoas aguardam o pagamento e muitas devem comprar no sábado, dia em que o comércio funciona até as 18h”, diz o presidente da ACE, Mark William Ormenese Monteiro.  “As compras de última hora deverão movimentar o comércio às vésperas do dia 12.”

Mas o tipo de presente ainda é incerto e 14,62% estão indecisos e responderam que não sabem qual presente irão comprar. A maioria respondeu brinquedo (33,99%) e sapatos (28,85%) e o restante citou sapatos, eletrônicos e acessórios.

[tdj-leia-tambem]

A pesquisa apontou que 88,3% dos entrevistados que pretendem comprar presentes darão preferência por lojas físicas de Jundiaí e de outras cidades e apenas 11,6% dos consumidores pretendem usar e-commerce para comprar presentes das crianças. “Os números são menores do que no auge da pandemia, quando o e-commerce representou 17% das vendas no Estado”, diz Mark.

Foto: ACE Jundiaí

Segundo ele, este aumento da preferência pelas lojas físicas é natural levando em consideração o avanço da vacinação, a flexibilização das restrições e a queda da taxa de isolamento. “Existe uma vontade reprimida do consumidor em sair de casa para comprar e passear, por isso o movimento nas lojas físicas deve ser grande nas próximas datas comemorativas”, diz. “É importante, no entanto, o comerciante não descuidar do online e manter suas informações sempre atualizadas nos canais digitais.”