Homem e mulher em letreiro "Eu Amo Jundiai!"
Foto: Arquivo Pessoal/Alice da Luz

Na época em que se viram pela primeira vez, Dona Alice tinha 9 anos de idade, Seo Rodrigo, apenas 10. Mas, acredite se quiser, foi amor à primeira vista. Mais de 50 anos depois, esse casal ainda é inspiração para a família, inspiração de amizade, cumplicidade e amor.

Quando se conheceram, Alice tinha acabado de chegar no Paraná, após uma longa viagem que partiu da Bahia, com sua família. Rodrigo já estava no sul. “Um se apaixonou pelo outro, mas não tinha coragem nem de chegar perto”, conta Alice, rindo.

Depois de alguns anos, Rodrigo acabou se mudando de cidade, dando uma pausa na paixonite que só cresceu. Uma pausa, não um ponto final. Quando Rodrigo tinha cerca de 16 anos de idade, ele voltou e o namoro finalmente começou. O amor era tanto que 1 ano depois, os dois se casaram. Com o tempo, vieram com o resto da família para Jundiaí.

“Eu tinha 17 anos, ele tinha 18. Nós casamos no dia 23 de setembro de 1967. Até hoje, sempre juntinhos, amando um ao outro. Onde um vai o outro vai, e a gente não se desgruda de jeito nenhum! Nunca brigamos, nunca discutimos. Um sempre concorda com o outro”, contou Alice, rindo.

Amor que deu frutos

Quatro anos depois do casamento, Alice deu à luz a primeira filha do casal, Vanda. Depois da Vanda, ainda vieram Vera, Vilma, Valdirene, Roseli e, por fim, o caçula, Daniel. Hoje, todas as filhas de Alice e Rodrigo são casadas e tiveram seus próprios filhos. No total, o casal tem 9 netos.

“São 54 anos de união que resultou em uma família que me orgulho muito em fazer parte. Onde sempre reina o amor, a compreensão e a harmonia. Graças ao exemplo, a dedicação e o empenho para manter a família sempre unida. Eles nos provam a cada dia que há uma qualidade que sempre prevalece… O AMOR”, declarou a primogênita, Vanda.

“Sinto orgulho em fazer parte dessa família, que nos ensinou a compartilhar, a dialogar sempre, a respeitar tudo e a todos e principalmente a ABRAÇAR. Porque num abraço sentimos o quanto somos amados e que não importa o que aconteça teremos sempre um colo, um ombro pra chorar e nos amparar”, comentou a filha, Vera.

Juntos em qualquer lugar

Mesmo com os filhos ainda pequenos, a paixão de Alice e Rodrigo sempre foi viajar. Seja para visitar a casa de parentes ou fazer passeios, eles se juntavam para explorar o mundo juntos.

“Sempre nas férias dele, nós colocávamos todas as crianças no carro e ia pro Paraná. Depois foram crescendo, foi casando, mas qualquer oportunidade que nós temos, onde Deus preparar nós vamos!”, ressalta Alice.

O amor de Alice e Rodrigo é inspiração para toda a família, que tem o privilégio de ver de pertinho um fenômeno tão raro, um casal que se ama e compartilha lindos e emocionantes momentos juntos há mais de 50 anos, sem soltar da mão um do outro.

“Tenho admiração por eles, pela história de vida e companheirismo, pelo amor e união que raramente se vê hoje em dia e que tenho orgulho de tê-los como meus pais”, contou Daniel, o filho caçula do casal.

Fotos: Arquivo Pessoal/Alice da Luz