
Por conta da pandemia do novo coronavírus, o comércio de rua foi um dos segmentos mais afetados da economia. O Dia dos Pais, comemorado no próximo domingo (9), será a primeira data comemorativa pós reabertura das lojas e a expectativas de vendas são boas, segundo a Associação Comercial Empresarial (ACE) de Jundiaí.
Com o fechamento das lojas, os varejistas perderam vendas importantes como nas datas do Dia das Mães (10 de maio) e dos Namorados (12 de junho).
“Será muito difícil recuperar as vendas perdidas durante o isolamento ou então vender mais do que o mesmo período do ano passado. Mas com certeza o Dia dos Pais vai puxar as vendas do varejo no mês de agosto porque é uma data com apelo emocional e pelo menos uma lembrancinha os filhos gostam de dar aos pais”, declara Mark William Ormenese Monteiro, presidente da ACE Jundiaí.
A Associação não tem números fechados de venda para esta data, por causa do cenário ainda está incerto. “Para alguns lojistas a expectativa é de aumento de vendas, outros esperam queda de até 40% em relação ao ano passado”, informa a entidade.
Compras online x lojas físicas
Uma pesquisa feita pelo Google Brasil informou que 26% dos consumidores brasileiros disseram que não sabem se vão adquirir algum item neste Dia dos Pais.
O Google também identificou uma mudança no comportamento dos usuários, em que 19% indicaram que não vão fazer compras em lojas físicas, outros 17% revelaram que vão buscar alguma solução mais perto de casa para uma compra rápida nesta data. Enquanto isso, 40% dos entrevistados confirmaram preferência por compras em lojas online.
A pesquisa também mostra que restaurantes e shoppings com funcionamento em horário limitado e fluxo reduzido de clientes devem levar as comemorações para dentro de casa e, possivelmente, o valor gasto em presentes também será menor.
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