
No próximo dia 19 de maio, é celebrado o Dia Mundial da Doação de Leite Humano, uma data que vai além da conscientização: busca mobilizar a sociedade em torno de um gesto que pode salvar vidas. Neste ano, o slogan da campanha é: Doação de leite humano: um gesto humanitário que alimenta esperança.
Em Jundiaí (SP), a coordenadora do Banco de Leite Humano, Marcela Bionti, destaca o impacto vital da doação, especialmente para bebês internados nas UTIs neonatais. “Doar leite salva vidas. É um ato de solidariedade que pode fazer a diferença na vida de muitos bebês e transformar a história de famílias inteiras”, afirma.
[tdj-leia-tambem]
Solidariedade que nutre e protege
Os dados comprovam o alcance dessa corrente do bem: só em abril, o Banco de Leite Humano de Jundiaí coletou mais de 117 litros de leite materno. Desses, 102 litros foram pasteurizados e distribuídos aos recém-nascidos internados nas UTIs do Hospital Universitário, Hospital Pitangueiras e Hospital Paulo Sacramento. Ao todo, 43 bebês foram beneficiados, graças ao empenho de 83 doadoras ativas no município.
Brasil é referência mundial na doação de leite humano
Com uma rede sólida e estruturada, o Brasil é líder mundial em doação de leite humano. São 237 bancos de leite e 249 postos de coleta em funcionamento no país. O estado de São Paulo concentra a maior parte dessas unidades, com 60 bancos de leite e 53 postos de coleta.
Considerado o “padrão ouro” da alimentação infantil, o leite materno vai além de nutrir: ele fortalece o sistema imunológico, combate a fome e protege o bebê contra diversas doenças. Cada gota doada representa um gesto de esperança para quem mais precisa.
Como doar leite materno em Jundiaí
As mães interessadas em se tornar doadoras podem entrar em contato com o Banco de Leite Humano de Jundiaí:
- Endereço: Rua Ragusa, 54, Jardim Messina
- Telefone: (11) 4521-7244 ou 0800 017 8155

📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-4