
A profissão escolhida pelo maranhaense Gauty Costa, de 31 anos, despertou desconfiança e também gerou situações de preconceito em Jundiaí – local que ele escolheu para morar há quatro anos. Depois de perder o emprego em um atacado da cidade por causa da pandemia e não conseguir recolocação, ele resolveu se oferecer para realizar serviços domésticos. A ideia de ser diarista, porém, deu o que falar.
Gauty é formado em Pedagogia desde 2017 e tem paixão por cozinhar e pela limpeza. Ele é pai de uma menina de 11 anos e está preocupado porque não consegue ajudá-la. “Já entreguei currículo em vários lugares, mas não fui chamado. Entendo que a situação é crítica por conta da Covid, mas eu preciso trabalhar e não tenho vergonha de ser diarista. Muito pelo contrário, sou apaixonado por limpeza e já trabalhei na casa de uma amiga”, comentou.

Recentemente ele publicou um anúncio no Facebook oferecendo os serviços, mas se surpreendeu com o retorno. “Muito preconceito, só porque acham que faxina é coisa de mulher. Isso precisa acabar, porque homem também deve trabalhar dessa forma”.
Assédio
Além disso, Gauty afirmou ter recebido mensagens de cunho sexual. “Coloquei a descrição com a minha foto para saberem quem sou eu, mas isso criou uma dificuldade. As pessoas estão achando que é fake (falso) ou pensando que vou fazer algo de errado. Algumas, até, estão me chamando para fazer faxina à noite e tive de falar que não sou garoto de programa. É revoltante!”.
[tdj-leia-tambem]
Ele garante que não vai desistir. “Mesmo com todas essas mensagens de assédio, com palavras fortes sexualmente falando, não vou desistir de fazer meu trabalho com muito orgulho. Precisam parar de achar que homem só deve trabalhar em obra, escritório… Somos todos iguais, quero e vou me firmar, nisso, sim!”, ressaltou.
Sobre uma possível carreira de modelo, ele diz que nunca trabalhou nessa área. “Acho que sou um pouco fotogênico, já recebi alguns convites de agências mas não levo jeito, não”, comentou.

Gauty também conta que gosta de cozinhar e faz pães caseiros – é o que ajuda a mantê-lo financeiramente. “Trabalho e não tenho preguiça”. Para mais informações sobre os pães e o trabalho de diarista, basta fazer contato pelo Facebook e Instagram.