
O programa “Circuito das Frutas nos Terminais”, que aproxima produtores rurais e consumidores do transporte coletivo, ganhou uma nova banca no Terminal Cecap, em Jundiaí. A novidade tem à frente os permissionários Patrícia e Gabriel Almeida Fava, moradores do bairro da Toca.
“Nossa família está no programa há mais de duas décadas e agora trocamos de terminal, vindo para o Cecap”, contou Patrícia.
Na banca, os consumidores encontram morangos e Uva Niagara Rosada de Jundiahy, cultivados no sítio da família, além de frutas regionais como mangas, caquis, ameixas, mexericas, maracujás, goiabas e pêssegos. Em breve, também estarão disponíveis atemoias, fruto de um novo plantio da propriedade.
“Muita gente chega, fala ‘estou com fome’ e come uma banana, maçã ou mexerica. Quando é para levar para casa, daí compram logo de penca ou cacho”, relatou a permissionária, que também participa anualmente da Festa da Uva e Expo Vinhos de Jundiaí com o bairro Vila das Frutas.
Além do Cecap, o programa está presente nos terminais Central, Colônia, Eloy Chaves, Hortolândia e Vila Arens.
Incentivo ao produtor e alimento de qualidade para o consumidor
De acordo com Ezequiel Melo, diretor do Departamento de Abastecimento da Secretaria Municipal de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (SMAAT), o programa tem o objetivo de fortalecer o escoamento da produção local e oferecer preço justo e qualidade aos passageiros.
“O ‘Circuito das Frutas nos Terminais’ une o escoamento da safra dos produtores locais e a garantia de preço e qualidade ao comprador que circula pelos terminais urbanos. Os permissionários devem necessariamente ser produtores e isso lhes dá isenção para a atividade”, explicou. “Na Terra da Uva, o programa garante também que a safra da Uva Niagara Rosada de Jundiahy chegue até mais consumidores.”
Regramento e expansão do projeto
Segundo Melo, a SMAAT vem dialogando com os permissionários para aprimorar o programa. “Desde o início do ano temos dialogado muito com os permissionários e a SMAAT tem atendido a diversas demandas, como a criação de um regramento para a atividade, em execução. Ampliou-se também a permissão para que também se comercializassem verduras e legumes, além das frutas.”
A população já aprova a iniciativa. A moradora Dozinete Souza, do Recanto Quarto Centenário, aprovou a banca do Cecap. “É bom quando bate a fome e, aproveitando a novidade, já dá para resolver isso antes mesmo de chegar em casa”, brincou, enquanto comprava bananas.