Dispositivo desenvolvido por alunos de Jundiaí concorre em prêmio de tecnologia
O projeto dos alunos do 5º ano da Emeb Prof. Joaquim Candelário de Freitas elaborou um dispositivo eletrônico que mede a umidade da terra dos vasos de plantas no entorno da escola.
O projeto “Jardineiros do Amanhã”, dos alunos do 5º ano C da Emeb Professor Joaquim Candelário de Freitas, na Vila Hortolândia, em Jundiaí, foi um dos selecionados para avançar no Prêmio Liga Steam. A premiação nacional com foco na Educação envolveu outras mil propostas na categoria Ensino Fundamental. O “Jardineiros do Amanhã” é um dispositivo eletrônico que mede a umidade da terra dos vasos de plantas no entorno da unidade escolar.
De acordo com a gestora de Educação de Jundiaí, Vastí Ferrari Marques, cultura digital está incluída na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). No Município, ela avança com os conteúdos do currículo jundiaiense. “Além da beleza que existe na preocupação com o meio ambiente e com o engajamento da sociedade, este projeto agrega todos os eixos de atuação do programa Escola Inovadora, pensando nas potencialidades que existem na ambiência escolar, nas aprendizagens a partir da investigação e na atuação docente junto aos nossos meninos e meninas. Por meio do ‘Desemparedamento da Escola’, estes alunos investigaram as possibilidades de aprendizagens fora da sala de aula e uniram as tecnologias para desenvolver algo muito alinhado com as exigências da realidade social”, comentou a gestora.
Foto: Prefeitura de Jundiaí
O dispositivo
O dispositivo conta com bateria, plataforma de prototipagem Arduino, indicador de LED, sensor de umidade e caixa de acrílico. Os alunos montaram o dispositivo no Espaço Maker da escola, sob a supervisão da equipe do Fab Lab. Uma vez introduzido na terra, o sensor – programado pelos alunos na plataforma Tinkercad – indica a umidade do solo. Assim, identifica a necessidade ou não de mais irrigação das plantas.
Com o desenvolvimento do dispositivo, os “jardineiros do amanhã” passaram a estudar as características das plantas, seus perfis, ciclos e necessidade de água. Entre as plantas analisadas, estão: palmeira Ráfia e Areca, cróton, dracena pau d’água, barba de serpente, bambu, jabuticabeira, cerejeira e lírio da paz.
Foto: Prefeitura de Jundiaí
Protagonismo digital
A iniciativa surgiu da professora da sala, Elaine Ferreira. “Eu buscava iniciativas que desenvolvessem a autonomia e protagonismo das crianças no mundo digital, de modo aliado às aprendizagens e à estrutura que a escola já oferecia, como o Espaço Maker. Quando soube do Prêmio, sugeri que os alunos pensassem em soluções que a escola pudesse dar para temas da sociedade. Foi quando partimos em expedição pelo entorno da escola. E eles, notando a presença dos vasos, fizeram a seguinte associação: ‘da mesma forma como os semáforos indicam algo, podemos pensar em um equipamento que nos alerte sobre as condições das plantas desses vasos que nos recebem, diariamente, na chegada à escola”.
Um dos alunos da turma, Lucas Baggio (11), compartilha o que aprendeu. “Cuidar do meio ambiente é muito importante, ainda mais se pensarmos que estas plantas nos recebem todos os dias na escola. Assim, unindo à preocupação com elas, aprendi muito sobre programação, tecnologias e como é importante estar atento aos erros que cometemos ao desenvolver um projeto. Agora acho até que quero trabalhar com robótica”.
A colega de sala Tainá Mondo (11) falou de sua animação em participar. “Durante o percurso surgiram desafios, como, por exemplo, quando tínhamos já montado os componentes elétricos, mas faltava elaborar uma caixa de acrílico para protegê-los da umidade. Mas desde o começo, eu sabia que seria algo divertido e importante, pois as tecnologias são algo que levamos para a vida”.
Inclusão
Durante o desenvolvimento do projeto, outra preocupação dos alunos foi com a inclusão e participação do colega Octávio dos Santos. Todos os vídeos explicativos do projeto sobre os perfis das plantas estudadas ganharam tradução em Língua Brasileira de Sinais (Libras), a cargo dos intérpretes Caio Moreira e Euclésia Buosi, da Ateal.
Foto: Prefeitura de Jundiaí
Todo o material está disponível no canal do YouTube do projeto, para acesso dos interessados em geral. Além disso, nos próximos dias, os alunos irão entregar panfletos nas residências do entorno da escola, para que também acessem os conteúdos e possam atuar na irrigação e manutenção dos vasos do entorno da escola.
O Prêmio Liga Steam é uma iniciativa de abrangência nacional desenvolvido pela Fundação ArcelorMittal, em parceria com a Tríade Educacional e a Fundação Banco do Brasil. O tema do concurso este ano é: “8 bilhões de motivos para mudar o presente – sua contribuição para o planeta começa em sua comunidade”. O nome do prêmio representa a sigla das iniciais, em inglês, de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática.
Agora, a próxima semana, a turma deverá enviar para a organização um relatório final sobre o passo a passo desenvolvido e os impactos do projeto na sociedade. No dia 17 de novembro, o prêmio irá revelar quais serão os dez finalistas de cada categoria e, no dia 06 de dezembro, serão divulgados os vencedores. As premiações serão todas destinadas à escola. O primeiro lugar leva a instalação de um Laboratório Lego. Já o segundo e o terceiro ganham, respectivamente, R$ 10 mil e R$ 5 mil, para investimento em tecnologia.
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