Representantes da Segurança Municipal de Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Nesta terça-feira (10), 30 guardas que compõem a Divisão Florestal da Guarda Municipal de Jundiaí foram homenageados pela Unidade Gestão de Segurança Municipal (UGSM) por sua atuação no combate a incêndios e proteção à Serra do Japi.

A homenagem foi realizada na sede da GMJ, no Complexo Fepasa, com participação da gestora da UGSM, Carla Basson, que destacou o orgulho da equipe. “Tivemos muitos incêndios dentro do território durante o mês de julho. E todos os guardas, sem exceção, fizeram o máximo para proteger nossa reserva ambiental. São merecedores desta homenagem”, declarou a gestora.

O comandante da GMJ, Benedito Marcos Moreno, também parabenizou e elogiou o trabalho dos guardas. “Nossa Serra abrange cinco Municípios, mas sua maior parte fica em Jundiaí, o que gera um empenho maior dos guardas para fiscalizar e combater os incêndios, principalmente neste período de estiagem”, afirmou Moreno.

Trabalho importante

Em 2021, aconteceram 15 ocorrências de combate a incêndios e, somente no mês de julho, os guardas florestais combateram 10 chamados na Serra, totalizando uma área de 200 mil metros quadrados ou, aproximadamente, 20 campos de futebol tomado pelas chamas.

Além de fiscalizar toda área que pertence a Serra do Japi, os guardas também resgatam animais que estão foram do seu habitat natural, que são devolvidos à natureza em seguida.