treinamento-mata-ciliar-compressed
(Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A fim de capacitar e aprimorar os guardas da Divisão Florestal que atuam na Serra do Japi, a Mata Ciliar realizou um curso de Identificação, Captura e Legislação sobre animais domésticos e peçonhentos ao longo deste mês de novembro.

Cerca de 30 guardas que atuam diariamente na Serra do Japi participaram do curso.

A veterinária da Mata Ciliar, Karine Ferreira, ressalta que é importante ter uma única linguagem para o manejo e captura dos animais. “Tivemos inicialmente uma parte teórica, falando sobre materiais de contenções, como agir na hora de realizar uma captura e ainda o projeto da Mata Ciliar, depois, fez o manejo de serpentes, mamíferos e aves, atividades constantes praticadas pela Guarda Municipal de Jundiaí”.

O inspetor Paulo Henrique Munhoz, responsável pela Divisão Florestal da GMJ, reforça o trabalho intenso da GMJ na captura de animais silvestres em escolas e residências. “Temos muitos chamados de captura de animais, seja em escolas ou residências. São capivaras, ouriços e gambás que saem de seus habitats para procurar comida. Se estão feridos, levamos para a Mata Ciliar, caso contrário, soltamos na Serra do Japi”.

De acordo com os números da GMJ, entre janeiro e outubro, foram capturados 356 animais silvestres, destes, 10% foram capturados no Centro e Anhangabau. A Mata Ciliar atende diversos municípios, oferecendo cursos de capacitação aos profissionais que trabalham nas ruas e têm contatos com animais.

[tdj-leia-tambem]