Bolsas de doação de sangue da Colsan de Jundiaí
Foto: Hospital São Vicente

A Associação Beneficente de Coleta de Sangue (Colsan) de Jundiaí vive um momento crítico, registrando o menor número de doação de sangue em 10 anos. De acordo com a Colsan, o número de doações despencou 70%, colocando em risco o atendimento de pacientes que dependem das bolsas de sangue para o tratamento de doenças graves na região de Jundiaí.

A gerente da Colsan, Áurea Denigris, expressa sua preocupação com a situação. “Nos hospitais da região de Jundiaí, temos duas crianças que fazem a utilização constante de plaquetas. Com a diminuição, ficamos preocupados, pois podemos não ter o componente para oferecermos à essas crianças.”

Dengue e gripe afetam doação de sangue em Jundiaí

Segundo a Colsan, um dos motivos para a queda na doação de sangue em Jundiaí é o alto índice de casos de dengue e gripe na cidade. Doadores que contraíram esses vírus recentemente precisam aguardar um período de sete a 30 dias para realizar a doação.

Requisitos para doar sangue

Para ajudar a reverter esse quadro e salvar vidas, a Colsan pede o apoio da população. Doar sangue é um ato simples e seguro que pode fazer a diferença para muitas pessoas. Para doar, basta ter mais de 18 anos e apresentar documentos pessoais no ato da doação.

A Colsan Jundiaí está localizada na Rua XV de Novembro, n° 1.848, na Vila Municipal. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4521-4025.

[tdj-leia-tambem]