Tapete de Corpus Christi no Eloy Chaves
Foto: Divulgação/IRS Comunicação

A tradicional confecção do tapete de Corpus Christi da Paróquia São João Bosco, no Parque Eloy Chaves, em Jundiaí, será retomada na próxima quinta-feira (16), com missa às 15h30 seguida de procissão pelas ruas do bairro.

Nos últimos dois anos, a iniciativa – que acontece desde 1988 na rua – foi interrompida por conta da pandemia. O retorno é comemorado por todos.

“Toda comunidade está feliz por saber que irá viver novamente esse momento de estar nas ruas, confeccionando os tapetes. Convido a todos para participar e nos ajudar no gesto concreto, com a doação de fraldas para as famílias que mais precisam de auxílio”, destacou o pároco, padre Michael Henrique dos Santos.

Além da fé, a solidariedade estará em alta. A paróquia faz uma campanha entre os fiéis para doação de fraldas tamanho G infantil e adulto. Tudo será repassado ao Fundo Social de Solidariedade de Jundiaí.

“Temos uma campanha permanente no Fundo Social, além das já tradicionais doações de alimentos, agasalhos e brinquedos. Recebemos pedidos de fraldas, materiais de limpeza, higiene pessoal… por isso ações como essa da Paróquia São João Bosco são muito importantes”, comentou Francine Picardi, diretora do Fundo Social.

[tdj-leia-tambem]

História

Para a confecção do tapete de 32 metros no Eloy Chaves, são utilizados meia tonelada de serragem, tinta, pó de café e outros materiais. A criação com temas religiosos é feita por 11 equipes, formadas por uma centena de voluntários da paróquia.
 
Há 34 anos, o padre à época fez um desafio aos paroquianos para que o tapete feito na igreja fosse levado para as ruas do Eloy Chaves.

Em abril de 2012, essa celebração passou a fazer parte do Calendário Municipal de Eventos por meio da Lei Municipal 7.852, proposto pela ex-vereadora Ana Tonelli.