
Nesta última semana, o Colsan de Jundiaí registrou a triste queda de 20% nas doações de sangue na unidade. Com isso, entra em risco o estoque de bolsas de sangue que atendem às demandas hospitalares na região, onde a busca é crescente e constante.
De acordo com o Banco de Sangue, as bolsas coletadas em Jundiaí são distribuídas entre 12 hospitais locais. Cada bolsa tem o potencial de salvar até quatro vidas. Entre os tipos sanguíneos mais urgentemente necessários no momento estão o O+ e o O-, no tanto, todas as doações são bem-vindas e essenciais para suprir a crescente demanda da comunidade médica.
Quem pode doar sangue?
Para doar é necessário ter entre 16 e 69 anos, e menores de 18 anos precisam do acompanhamento de um responsável. Além disso, o doador deve pesar mais de 51 quilos, estar bem alimentado e não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas que antecedem a doação.
Na Colsan, apresente um documento com foto. No local, o doador passará por uma triagem e uma entrevista clínica. A doação de sangue é um procedimento seguro e saudável, não causa nenhum risco. O Banco de Sangue de Jundiaí fica na Rua XV de Novembro, 1.848. O horário de funcionamento é de segunda a sábado, das 7h30 às 12h.
[tdj-leia-tambem]