Divisão Florestal
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Divisão Florestal da Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ) recebeu neste sábado (21) um importante reforço tecnológico para a preservação ambiental: um drone doado por moradores do bairro Santa Clara, em parceria com o grupo Japi Monitoramento e a Associação de Moradores do Bairro (SAB Santa Clara).

A cerimônia de entrega ocorreu no Paço Municipal e contou com a presença do prefeito Gustavo Martinelli, do inspetor da Divisão Florestal, Paulo Munhoz, do superintendente da Fundação Serra do Japi, Flávio Gramolelli Jr., do secretário de Segurança, Guilherme Balbino Rigo, além de autoridades municipais como Odair Roberto Matenauer, Marcos Galdino e o vereador Juninho Adilson.

Tecnologia a favor da preservação

O prefeito Gustavo Martinelli ressaltou que o uso de drones fortalece a atuação da Guarda Municipal e a proteção ambiental.

“Temos grandes desafios e a tecnologia, como o drone, vem ao encontro de áreas onde não conseguimos chegar. A nossa guarda florestal tem feito um trabalho excelente, e essa ferramenta permitirá um monitoramento mais eficiente”, destacou.

O equipamento foi oficialmente entregue ao inspetor Paulo Munhoz, que comemorou a conquista após dois anos de mobilização.

“Foi um caminho difícil, praticamente dois anos para receber esse drone. Ele será essencial tanto no combate a incêndios quanto na verificação de desmatamentos, invasões e outras situações que ameaçam a Serra”, afirmou.

Mobilização comunitária

A doação é resultado da união dos moradores do Santa Clara, que veem no equipamento um reforço estratégico para proteger a Serra do Japi.

“Nosso ambiente é delicado e a preservação da floresta é essencial para a disponibilidade de água. Com o drone, podemos identificar focos de incêndio rapidamente e acionar a Defesa Civil e a Guarda Florestal para uma atuação precisa, evitando a propagação do fogo”, explicou Hanah Traldi, empresária e presidente da SAB Santa Clara.

Já Eliana Carbonari Schiozer, vice-presidente da SAB e integrante do Japi Monitoramento, destacou a força da mobilização comunitária:

“O grupo nasceu da necessidade de monitorar incêndios e proteger a Serra. Hoje somos cerca de 70 pessoas atuando como olheiros. Com o drone, conseguimos potencializar nosso trabalho em parceria com a Guarda Florestal e a Defesa Civil.”

Proteção ampliada para a Serra do Japi

A GMJ já possui agentes capacitados para pilotar drones. O novo equipamento será usado tanto em ações preventivas quanto em emergências, reforçando a segurança ambiental da Serra do Japi e dos bairros do entorno.

📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-4

[tdj-leia-tambem]