
O ano de 2021 foi marcado como o ano da vacina e segundo ano da pandemia da Covid-19. Ainda assim, a Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) de Jundiaí continuou atuando em ações e projetos para ajudar pessoas e animais em situação de vulnerabilidade neste período crítico no mundo todo.
Em cada mês desse ano, ações de proteção social foram colocadas em prática para ajudar adultos, idosos, crianças e animais com alimentação, acolhimento e educação. Os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) realizaram, ao longo do ano, cerca de 59 mil atendimentos técnicos, facilitando o acesso dos usuários. Além disso, os Cras retomaram gradualmente os atendimentos presenciais e manteve os atendimentos via celular e WhatsApp.
Confira a retrospectiva dos projetos da Assistência Social da cidade em 2021.
Segurança Alimentar
De acordo com o prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, em 2021 a UGADS seguiu com o Plano Municipal de Segurança Alimentar, entregando 38 mil cestas básicas e cerca de 6 mil “sacolas verdes” pelo Banco de Alimentos Municipais. Isso significa 80 toneladas de frutas, verduras e legumes entregues à pessoas em situação de vulnerabilidade na cidade.
“A Prefeitura, por meio da UGADS, continuou a estender a mão em apoio à população vulnerável, sempre com a meta de que o desenvolvimento de Jundiaí seja cada vez mais para todos”, destacou o prefeito.

Benefício Social Emergencial
A gestora da UGADS, Maria Brant, relembra do lançamento do Benefício Social Emergencial disponibilizado para famílias economicamente mais impactadas pela pandemia da Covid-19 em 2021.
“Pela iniciativa, a Prefeitura investiu cerca de R$ 1,7 milhão em benefício para cerca de 1,5 mil pessoas, entre jovens, adultos e idosos, aptos a partir do cruzamento de dados do Cadastro Único municipal. Um dos pontos destacáveis é que o pagamento do benefício está associado à formação dos beneficiários e à contrapartida em serviços nos equipamentos culturais e esportivos municipais”.
Pessoas em situação de rua
Neste ano, a Prefeitura de Jundiaí investiu cerca de R$ 2,1 milhões na Casa de Passagem, que foi transferida para um imóvel reformado. A Casa de Passagem acolhe periodicamente pessoas em situação de rua, e conta com cozinha, refeitório, espaço de convivência e atendimento técnico, sala para oficinas e terapias, lavanderia e módulos habitáveis com dormitórios, banheiros adaptados para pessoas com deficiência e canil para os animais de estimação dos acolhidos.
Além disso, a Operação Noites Frias também ajudou muitas pessoas em 2021. De acordo com o balanço da Assistência Social, a oferta emergencial de abrigo foi acionada em 53 noites do ano. Assim, foram realizados 3.859 acolhimentos para pernoite de 668 pessoas. A ação também distribuiu quase três mil cobertores, cerca de 600 pares de meias, 315 gorros e 1.625 máscaras.

A UGADS ainda ampliou a equipe de abordagem e lançou a campanha “Menos Esmola Mais Dignidade”, “a fim de integrar os atendidos na rede socioassistencial, atuar no processo de retomada do protagonismo de vida e no processo de saída das ruas, para a Rede Pop Rua”.
Cidade das Crianças
Neste ano, Jundiaí atuou ativamente no protagonismo das crianças em decisões de crescimento da cidade, e ampliou as ações para os pequenos. A UGADS construiu o Plano Municipal da Primeira Infância (PMPI), que coloca em prática projetos e atividades ligadas ao programa Cidade das Crianças, previsto no planejamento de 2022 a 2025.
O projeto “Criança Feliz” retomou as visitações presenciais às famílias inscritas no programa de modo gradual. Em 2021, o número de inscritos ultrapassou a meta da adesão, com mais de 500 famílias inscritas.

As ações também permitiram que usuários de abrigos institucionais e participantes da Família Acolhedora conhecessem os equipamentos municipais de Jundiaí. Assim, a UGADS promoveu visitas guiadas a espaços como o Mundo das Crianças, a sede da UGSM e da Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ), além do Canil.
Atenção aos idosos
O projeto “Por Onde Andei”, grupo de reflexão com autores de violência, retomou as atividades presenciais em 2021, no Centro de Convivência do Idoso (CCI) da Vila Arens. Os encontros acontecem todas as terças-feira, às 18h30, e são abertos a interessados em geral.
[tdj-leia-tambem]
Empregos
Também em 2021, através da Divisão de Inclusão Produtiva e Qualificação Profissional, a Assistência Social manteve parcerias com empresas e instituições privadas, formando e inserindo jovens e adultos em situação de vulnerabilidade ao mercado de trabalho.
Mesmo durante a pandemia da Covid-19, a cidade de Jundiaí conseguiu gerar mais de 10 mil empregos para os munícipes.

Para os bichinhos
Durante o ano de 2021, a Assistência Social de Jundiaí também atuou em proteção aos animais de estimação de famílias em vulnerabilidade. Assim, a unidade de gestão lançou o projeto Focinho Solidário.
Desde seu lançamento, a campanha arrecadou mais de 1,25 tonelada de ração e beneficiou mais de 200 cães e gatos de cerca de 30 famílias vulneráveis. A iniciativa é um parceria da UGADS com as Unidades de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA) e de Governo e Finanças (UGFF), por meio do Departamento de Bem-Estar Animal (DEBEA) e da Rede Jundiaí de Cooperação.
