
Apontar os principais problemas de cada bairro, sugerir alternativas e melhorias para que essas situações sejam minimizadas e contribuir para que Jundiaí seja um lugar ainda melhor nos próximos quatro anos. Este é o objetivo da consulta pública proposta pela Prefeitura de Jundiaí para definição das prioridades do Plano Plurianual (PPA) que estará em vigor de 2022 a 2025.
Na prática, cada cidadão terá o poder de opinar sobre o que entende ser melhor para a região onde mora e também apontar aquilo que é preciso mais atenção do poder público. Todas as sugestões serão analisadas pelos gestores municipais e, caso sejam viáveis, podem fazer parte do documento – que será apreciado em agosto, pelos vereadores.
A consulta pública é feita pelo portal da Prefeitura. É possível se identificar ou não no questionário, que pede para a pessoa identificar três prioridades do bairro e as soluções que ela daria para aquelas necessidades apontadas. Vai até o dia 9 de julho, quando os técnicos da administração municipal vão analisar os dados e passar a produzir o documento que irá para o Legislativo. Antes disso, uma audiência pública virtual também será realizada.
O processo é destacado pela transparência e também por garantir o envolvimento da população de maneira democrática e mais segura no momento de pandemia.
“A administração de uma cidade é como uma família. O planejamento é feito com todos conversando, apresentando projetos, necessidades e definindo em conjunto as prioridades. É esta analogia que aplica-se à elaboração do PPA”, explicou José Antonio Parimoschi, gestor de Governo e Finanças.
[tdj-leia-tambem]
“A consulta pública foi desenvolvida especialmente para que o munícipe possa participar, indicando suas prioridades. Tem um banner na abertura do site da Prefeitura, com o link do questionário. Além disso, já foram realizados encontros virtuais, grupos focais e uma pesquisa com mil moradores de toda a cidade que opinaram sobre as necessidades do bairro, do município”, completou Parimoschi.
Nesta quinta (17), inclusive, ele esteve em uma transmissão ao vivo pelos canais de comunicação da Prefeitura para pedir aos cidadãos que deem opiniões a respeito da cidade. Como exemplos do PPA anterior, foram citados projetos e conquistas para diferentes regiões, como a Clínica da Família do Jardim Novo Horizonte, o recapeamento e asfalto ecológico pelo programa ‘Mais Asfalto’, a ‘Escola Inovadora’, as reformas e ampliações realizadas pelo ‘Nova UBS’ e a economia criativa – com a oferta de cursos de capacitação e incentivo ao empreendedorismo.
Para ter acesso ao questionário do PPA 2022/2025, basta clicar neste link.