
A Unidade de Gestão de Educação (UGE) de Jundiaí está recebendo, ao longo desta semana, uma visita técnica de representantes da Secretaria de Educação do Distrito Federal (DF). O foco da comitiva está nas políticas públicas e boas práticas voltadas à Educação Infantil, voltadas ao atendimento de crianças de até cinco anos.
A primeira reunião da visita ocorreu na tarde de segunda-feira (2), no Centro Internacional de Estudos, Memórias e Pesquisas da Infância (Ciempi), localizado em frente ao Complexo Argos.
Reconhecimento nacional
A comitiva do DF é formada pela assessora de Estratégias da Educação Básica, Marta Elias; pela diretora de Educação Infantil, Fabrícia Estevão da Silva; pelas gerentes de Atenção às Instituições Educacionais Públicas e das Parceiras, Suzane Barbosa e Regina Delgado; e pela gestora de uma organização parceira do DF no segmento infantil, Hellen Mota.
Segundo Marta Elias, a escolha por Jundiaí se deu em razão do destaque que o município tem conquistado nacionalmente pelas ações voltadas à Primeira Infância.
“A política pública Educacional de Jundiaí é conhecida nacionalmente pela qualidade do serviço oferecido às crianças, principalmente na Primeira Infância. Por isso, temos pesquisado os indicadores do Município e os espaços de aprendizagens oferecidos, juntamente com a escuta das crianças e a intersetorialidade das pastas na execução dessas políticas. É uma cidade que se propõe a ouvir a criança e a levar suas demandas até o Poder Público, com o envolvimento das diversas secretarias. A Infância é onde tudo surge e quisemos conferir o que Jundiaí tem feito nesse âmbito”, afirmou.
O Distrito Federal possui cerca de 70 mil alunos matriculados na Educação Infantil e está elaborando seu novo Plano Decenal de Educação, motivo pelo qual experiências bem-sucedidas, como as de Jundiaí, estão sendo analisadas como referência.
Programa Escola da Gente e experiências locais
Durante o encontro, a gestora de Educação de Jundiaí, Priscila Costa, apresentou o programa Escola da Gente às visitantes, além de promover um intercâmbio sobre as realidades enfrentadas por ambas as redes públicas. Também foram discutidos temas como a formação dos professores, a Educação Inclusiva, os planos de carreira dos profissionais da educação e os resultados obtidos em diferentes programas educacionais.
“É um prazer receber em Jundiaí gente que, como nós da UGE, ama Educação e busca inspirações em novas práticas para enfrentar os desafios deste tempo. E é nesse movimento que vem o ‘Escola da Gente’, carregado de um olhar e estímulo ao autocuidado, empatia e cuidado com o próximo e com o planeta Terra, pensando nas futuras gerações. Que vocês desfrutem desta estadia e presenciem essas ideias na prática em nossa rede e em nossos espaços”, destacou Priscila.
Ela esteve acompanhada da gestora-adjunta da UGE, Andrea Gimenes; da diretora do Departamento de Educação Infantil da UGE, Ellen Rozante; além de coordenadores e supervisores da pasta.
Visitas seguem durante a semana
A agenda da comitiva inclui ainda visitas a diversos equipamentos públicos de Jundiaí, como o Complexo Argos, unidades escolares de Educação Infantil e Ensino Fundamental, a Fábrica das Infâncias Japy e o Mundo das Crianças — todos espaços emblemáticos das ações de valorização da infância no município.
📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-4
[tdj-leia-tambem]