Duas pessoas segurando caixas de papelão com lixo eletrônico
Foto: Canva

Com o objetivo de promover a conscientização ambiental e construir uma escola mais sustentável, o Colégio Elíseos, de Jundiaí, iniciou o Projeto Recicle. Essa iniciativa tem como foco a coleta e o descarte correto de lixo eletrônico, como celulares, computadores, fones de ouvido e outros equipamentos.

Para isso, um ecoponto foi instalado na coordenação do colégio, onde os alunos, professores e funcionários podem entregar seu lixo eletrônico para descarte adequado. Todo o material recolhido será encaminhado à empresa Recitek, especialista em logística reversa de resíduos eletrônicos.

A Recitek é uma parceira fundamental nesse projeto. A empresa atua desde 2002, garantindo o descarte correto de equipamentos eletrônicos obsoletos e resíduos como metais, cabos elétricos e fios. Além disso, a Recitek realiza a compensação de carbono através do plantio de árvores, contribuindo ainda mais para a preservação do meio ambiente.

Colégio Elíseos
Foto: Divulgação/Colégio Elíseos

Por que é importante reciclar o lixo eletrônico?

  • Preservação do meio ambiente: Ao descartar corretamente os eletrônicos, evita-se a contaminação do solo e da água por substâncias tóxicas presentes nesses equipamentos.
  • Conservação de recursos naturais: A reciclagem de eletrônicos permite a reutilização de materiais como metais e plásticos, reduzindo a necessidade de extração de novos recursos naturais.
  • Redução da produção de lixo: Ao dar um novo destino aos eletrônicos, diminui-se a quantidade de lixo enviada para aterros sanitários.

Para saber mais sobre o Colégio Elíseos entre em contato através dos telefones:  (11) 4586-8384 ou (11) 97406-3526, acesse o site oficial da escola e acompanhe o colégio nas redes sociais, pelo @colegioeliseos. O Colégio Elíseos fica na rua Helena Conci Gáspari, 85 – Jardim Campos Elisios – em Jundiaí.