
O Hospital da Criança do Grendacc, em Jundiaí, passou por mais um momento marcante de muita alegria neste mês de agosto. A paciente Ellen Cristina Lopes da Silva, de 16 anos, tocou o sino para simbolizar o final de seu tratamento.
Há cerca de 2 anos, Ellen se preparava para a sua aguardada festa de 15 anos de idade, mas três meses antes, a família teve a notícia que a jovem tinha um Linfoma de Hodgkin em estágio 4, a fase mais avançada da doença, em que as células cancerosas já estão presentes em vários órgãos e tecidos do corpo.
“Faltavam três meses para a festa de 15 anos da Ellen, que estávamos organizando há três anos. Mas quando descobrimos que ela estava com um câncer em estado avançado foi terrível e cancelamos o evento”, lembra a mãe Juliana Lopes.
Desde então, Ellen lutou contra esta doença e se emociona ao lembrar dos amigos que perdeu nessa trajetória. “Nunca desisti de lutar, por mim e por eles também”, declarou.
Dificuldades
Moradora da Vila Popular, em Várzea Paulista, Ellen dependia do sistema de saúde da cidade. A mãe reclama que pediu um ultrassom para a filha em outubro de 2018 e o resultado nunca saiu. A doença foi descoberta em fevereiro de 2019, no Hospital Universitário, em Jundiaí, quando Ellen teve febre muito alta e teve que ser internada.
Apenas com o raio-x, a equipe hospitalar descobriu os nódulos dentro do pulmão da jovem e encaminhou para tratamento no Grendacc, que constatou a doença em estágio avançado. Após conclusão do diagnóstico foi iniciado a quimioterapia e depois a radioterapia. “Se não fosse o Grendacc acho que minha filha não estava aqui hoje”, afirma a mãe Juliana.
Ellen e a mãe, agradeceram a toda a equipe da instituição que as acolheram e a trataram com carinho, em especial à oncologista pediátrica Silvana Forsait, que acompanhou todo o tratamento. “Ela cuidou da Ellen com todo carinho. Uma excelente profissional e pessoa”.
“O Grendacc é uma instituição que foi preparada por Deus para ajudar as crianças e as mães. Eles tem um carinho muito grande por todos. Só tenho a agradecer desde o porteiro, as meninas da cozinha, recepção, todas enfermeiras, psicóloga, nutricionista, assistente social, fisioterapia. Todas!”, agradece Juliana.
Vai ter festa
Em maio, após Ellen completar 16 anos de idade, ela foi surpreendida mais uma vez, mas por uma notícia boa: que o câncer havia desaparecido. Vitória! Só restava passar por uma nova cirurgia complexa no tórax para confirmar se o câncer não havia resistido dentro do nódulo.
“O resultado da biópsia constatou que não há mais atividade de célula maligna na Ellen, por esse motivo ela recebeu a alta do tratamento”comemora a mãe.
Para a mãe Juliana, um milagre foi operado na vida da filha por causa do estágio avançado em que a doença estava. “Deus colocou esses anjos em nosso caminho”, diz em referência ao Grendacc.
Sobre a festa de 15 anos cancelada, ela vai acontecer em outubro, mas com capacidade reduzida por conta da pandemia. Mesmo assim, será comemorado os dois últimos aniversários e também o sucesso do tratamento.
[tdj-leia-tambem]