
Em Jundiaí, o volume de chuva registrado em 10 dias já ultrapassou em 30% o acumulado esperado para todo o mês de fevereiro. O cálculo é realizado com base na média de chuva do mês registrada nos últimos 8 anos, que é de 270 mm. Neste mês, até o momento, foram registrados 349 mm.
Apesar do grande volume, poucos pontos de alagamento foram registrados, sendo que, em todos eles, a água invadiu vias ou quintais de casa. Não houve ocorrências de deslizamento de terra até o momento.
Vale ressaltar que a Defesa Civil segue acompanhando as condições do tempo.
Prevenção
Para evitar que alagamentos e deslizamentos castigassem Jundiaí quando o volume de água aumentasse, a cidade se preparou com obras preventivas.
Além das constantes intervenções de limpeza, desassoreamento de rios, manutenção de bueiros e galerias, bairros com histórico de alagamento recebem obras mais significativas, como foi o caso do Jardim das Tulipas.
Em 2018 e 2019, a Prefeitura de Jundiaí e a DAE trocaram as tubulações de águas pluviais para outras com maior diâmetro, construíram novas galarias e também um “polder”, reservatório nos moldes de um piscinão com capacidade de armazenamento de 6 bilhões de litros, além de adequações no sistema de esgoto do bairro.
Com as melhorias, quase 200 casas que chegaram a ser alagadas no passado deixaram ser invadidas pela água das chuvas.
Solicitação
Para solicitar apoio da Defesa Civil, o munícipe pode entrar em contato pelos telefones 199 ou 4586-0666.
O órgão ressalta que, em caso de chuvas fortes, ventos e descargas elétricas, as pessoas tirem os aparelhos eletrônicos da tomada e evitem sair de casa ou procurem por um abrigo seguro.
Para receber gratuitamente alertas meteorológicos pelo celular, envie um SMS para o número 40199 com o Código de Endereçamento Postal (CEP) de interesse.
[tdj-leia-tambem]