Foto: Prefeitura de Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Em 2021, Jundiaí investiu mais de R$ 16 milhões em obras de reforma e modernização das unidades escolares da rede municipal de ensino. A ambiência escolar é um dos três principais eixos do programa Escola Inovadora e, na última terça-feira (14), o município entregou a maior obra da EMEB Professor Joaquim Candelário de Freitas.

Na EMEB, são 4,7 mil metros quadrados, com quatro pavimentos, 20 salas de aula, laboratórios, auditórios, quadras, biblioteca, elevador e rampas que oferecem acessibilidade, espaços externos de brincar e praça integrada com brinquedos naturalizados.

“Em Jundiaí, a Educação olha para o desenvolvimento da criança. Os espaços físicos adequados têm importante papel na qualidade do ensino oferecida por Jundiaí aos alunos da rede municipal. A Escola Inovadora preza pela ambiência escolar e, até o final do nosso governo, todas as unidades escolares passarão por melhorias. Esse é o nosso compromisso com a educação”, afirma o prefeito Luiz Fernando Machado.

O processo e projeto para melhorias da estrutura física das escolas conta com a participação dos estudantes e educadores. “É dar voz aos educadores e às crianças, que indicam quais os pontos frágeis”, lembra o prefeito. O processo de escuta ativa faz parte da pedagogia da escuta, fundamentada nas pesquisas e abordagem de Reggio Emilia-Itália, considerando as práticas e realidades das escolas de Jundiaí em cada segmento.

“A ambiência escolar pensa em todos os espaços escolares, na estética, na higienização e limpeza, conservação de jardins, organização de parques, praças, espaços externos que possam ajudar as crianças a aprenderem melhor. O objetivo é que todo ambiente seja de aprendizagem, onde os estudantes e educadores gostem de estar”, declara a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques.

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As obras nas escolas municipais priorizaram as áreas externas e de brincar, promovendo mais espaços para as atividades ao ar livre e em contato com a natureza, com foco no projeto de desemparedamento da escola. “É pensar na criança que investiga, explora, pesquisa. É a criança potente, como protagonista da sua história e na educação de qualidade”, enfatiza Vastí.

Somente em 2021, foram entregues obras de ambiência escolar das EMEBs: Wilma Nalin Fávaro (Santa Gertrudes), Reynaldo Montalvão Basile (Tarumã), Amélia Lima Lopes (Vila Esperança), Mercedes Basile (Santa Gertrudes), Judith de Almeida Curado Arruda (Cidade Nova), Pedro de Oliveira (Ponte São João), Joaquim Candelário de Freitas (Vila Hortolândia). Estão em obras as EMEBS Prof. Anézio de Oliveira (Vila Marlene), Abigahil Alves Feu Borim (Eloy Chaves), Brigida Gatto Rodrigues.