Hospital Universitário terá capacitação de emergências obstétricas
Hospital Universitário de Jundiaí (Foto: Reprodução/HU)

A Prefeitura de Jundiaí têm divulgado neste final de ano uma retrospectiva com os maiores feitos da cidade, e no balanço geral, o Hospital Universitário acumula conquistas. A unidade hospitalar é especialista em atendimento de alta complexidade materno e infantil de forma gratuita.

Para isso, o HU conta com uma estrutura física de 8.487m² e uma equipe de cerca de 900 profissionais, entre colaboradores e médicos. De acordo com a Prefeitura de Jundiaí, o Hospital Universitário registrou, mensalmente: 300 partos, 200 cirurgias, mais de 2,7 mil atendimentos no Pronto-Socorro de Ginecologia e Obstetrícia e aproximadamente 3,6 mil atendimentos no Pronto-Socorro Infantil.

Qualificações e conquistas

Entre avanços em qualificação e investimentos em estrutura, o hospital foi um dos participantes de um projeto nacional para redução de intercorrências e melhora da segurança dos pacientes. Além disso, alcançou a segunda etapa da verba da Rede Cegonha e, assim, recebeu novos equipamentos para o parque tecnológico da UTI Neonatal, em janeiro.

A Rede Cegonha é uma estratégia do Ministério da Saúde que preconiza a organização de uma rede de cuidados materno-infantil. A Rede assegura à mulher o direito ao planejamento reprodutivo e à atenção humanizada à gravidez, do parto e ao puerpério, bem como a criança o direito ao nascimento seguro.

Em março, o HU conquistou a acreditação da Organização Nacional de Acreditação (ONA) Nível 2. “Trata-se de um reconhecimento nacional para a rede de saúde de Jundiaí. O mérito é dos profissionais do hospital que se dedicam diariamente para oferecer a melhor assistência desde as primeiras horas de vida”, avalia a instituição médica. O HU também coleciona selos de Hospital Amigo da Criança e de Amigo do Meio Ambiente.

Em agosto, o Hospital Universitário de Jundiaí foi escolhido para fazer parte o projeto “Saúde em Nossas Mãos – Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil”, através do Programa de Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde – PROADI-SUS.

O projeto do Ministério da Saúde tem como objetivo reduzir as infecções hospitalares a nível nacional e promove o suporte para que os hospitais selecionados possam implementar ou aprimorar o desempenho na segurança do paciente. A iniciativa selecionou 204 instituições e o HU está entre eles.

Investimento em estrutura

O anfiteatro também recebeu atenção e foi remodelado e reinaugurado em julho. Na época, o Hospital substituiu o piso, o palco, as poltronas e transformaram o espaço em um ambiente mais moderno e com acessibilidade. Neste espaço, além de palestras, reuniões e cursos, são realizadas aulas com os alunos da Faculdade de Medicina de Jundiaí.

O HU encerra 2021 com mais uma obra em andamento: a reforma total da cozinha e refeitório. Assim, o espaço será ampliado e totalmente modernizado com equipamentos e mobiliários novos.

[tdj-leia-tambem]