Vacinação contra Covid-19. (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação/Prefeitura de Jundiaí

Conforme boletim epidemiológico desta sexta-feira (19), Jundiaí registra 18,4 mil doses da vacina contra a Covid-19 aplicadas na cidade em 29 dias de campanha de imunização. Deste total, 14.939 receberam a primeira dose e outros 3.461 (profissionais de saúde da linha de frente no combate à pandemia) estão imunizados com a segunda dose.

A meta do município para atingir a chamada imunidade coletiva (quando o número de pessoas imunes a uma infecção chega a um nível que freia a disseminação) é de 80%, levando em consideração a eficácia das vacinas utilizadas no município até o momento –  CoronaVac e Oxford/AstraZeneca.

Do total de pessoas que receberam as duas doses da vacina estão 34,6% dos profissionais da saúde. De acordo com a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), ainda há 6.545 (65%) profissionais da rede pública que precisam tomar a segunda dose da vacina, além de 3.640 profissionais autônomos. Destes, 1.360 (27%) estão imunizados com as duas doses da vacina.

De acordo com a UGPS, Jundiaí atua de forma organizada e planejada com base nas quantidades de doses liberadas para o município e o público é atendido conforme as orientações do Plano Estadual de Imunização. Além dos profissionais de saúde, o município também possui um público de 5.500 idosos a partir de 85 anos. Deste grupo, 3.277 idosos (59%) já receberam a primeira dose da vacina.

Ainda faltam 2.223 idosos neste grupo para receber a primeira dose. A UGPS informou que a vacinação para idosos com 85 anos ou mais segue atendendo aos idosos já agendados. O órgão espera que a partir da próxima semana mais doses sejam entregues para retomada do agendamento via aplicativo e site da Prefeitura de Jundiaí.

“Jundiaí segue o Plano Estadual de Imunização (PNI) e as determinações de oferta feitas pelo Governo do Estado, responsável pela distribuição das doses às cidades. É das esferas estadual e federal a orientação sobre a inclusão de mais grupos à imunização. As próximas doses são esperadas para encerrar os grupos já iniciados, bem como iniciar a imunização do público de 80 anos, a partir de 1º de março”, informou a unidade.

Estrutura para vacinação

Câmara fria de Jundiaí. (Foto: Divulgação)
Câmara fria de Jundiaí onde ficam armazenadas as doses da vacina. (Foto: Divulgação)

Jundiaí conta com capacidade de armazenamento de 140 mil doses de imunizantes. Porém, a entrega realizada pelas esferas estadual e federal tem sido feita em quantidades inferiores às necessidades do município. Para a UGPS, assim que mais doses forem liberadas e se houver regularidade na distribuição das vacinas será possível estimar o tempo para o alcance da imunização de 80%.

Ao longo do ano passado, a Prefeitura de Jundiaí investiu cerca de R$ 500 mil para a compra de novas câmaras frias, além de R$ 14 milhões em infraestrutura de Novas UBSs. Segundo a UGPS, toda essa infraestrutura garante um atendimento completo para a recepção, armazenagem e distribuição das doses de vacinas contra a Covid-19. 

Números da Covid-19

Até esta sexta-feira (19), a cidade registrava 597 mortes para a Covid-19. A cidade também computou 126 novos casos nas últimas 24 horas, com um total de 24.535 casos positivos, 23.315 recuperados e 623 em análise, sendo que há três casos suspeitos para a variante amazonense do novo coronavírus. A Unidade de Gestão de Promoção de Saúde aguarda os resultados das amostras enviadas para análise pelo Instituto Adolfo Lutz.

[tdj-leia-tambem]