Foto: Prefeitura de Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Pelo segundo ano consecutivo, Jundiaí recebe a oitava colocação no ranking de cidades inteligentes e conectadas feito pela Connected Smart Cities. Sendo parte do plano de Cidade Digital, um dos pilares tecnológicos é o aplicativo municipal (APP Jundiaí) que configura um dos melhores do país em se tratando de ambiente municipal. De 2019 para cá, houve um salto de 153% no número de downloads, ou seja, muitas pessoas baixaram o APP Jundiaí para ter acessos aos serviços digitais disponíveis do município.

Em 2019, antes da pandemia, 15 mil solicitações foram registradas via APP através das 124 funcionalidades da época, e neste mesmo ano, 50 mil cidadãos tinham o aplicativo em seus smartphones. Neste ano de 2021, este número cresceu para 126,5 mil pessoas possuem o aplicativo instalado no celular e contam com 11 novas funcionalidades. Nos primeiros sete meses do ano, quase 40 mil solicitações foram contabilizadas a partir do sistema digital.

É o caso da estudante de Gestão Pública, Thaís Rodrigues Marques, de 24 anos. “Tive uma ótima experiência com o aplicativo da Prefeitura de Jundiaí. Todos os cadastros do agendamento da vacina do COVID realizei por lá. Fiz para meus pais, avós, tios, amigos e vizinhos e o meu também”, elogiou. Ela lembrou que foi muito rápido. Sempre ficava à espera dos horários e, dependendo da faixa etária, entrava de imediato, em menos de 2 minutos o cadastro já estava feito.

[tdj-leia-tambem]

“A agilidade na informação é essencial para uma gestão eficiente e para o atendimento às necessidades do cidadão. O APP Jundiaí proporciona esses resultados para a cidade. Estamos na oitava colocação do Brasil e em quarta posição entre as cidades paulistas. Com os investimentos que estão em andamento, a cidade busca a liderança em conectividade e inteligência”, comenta o prefeito Luiz Fernando Machado.

O APP Jundiaí já teve mais de 5 milhões de acessos às suas funcionalidades desde sua criação em 2017. Hoje a funcionalidade mais acessada é o Sistema de Agendamento de Vacinação do Coronavírus, contabilizando mais de 1,8 mil acessos, seguido de Agendamento da Vacinação da Influenza, Informe Epidemiológico e horário de Transporte Coletivo.