
Nascido em Jundiaí, o artista plástico Ede Galileu, de 43 anos, carrega o amor por histórias em quadrinhos. Produtor cultural, arte educador, ilustrador e quadrinista, ele foi um dos fundadores do Coletivo Jundcomics em 2000. E para homenagear suas raízes, ele deu vida ao personagem Homem Chiclete, em 2003, que em diversas histórias passeia por pontos turísticos da cidade. O super herói já fez participações em outras publicações e agora vai estrear em revista solo.
O personagem é um super-herói que possui o corpo de um chiclete de tutti-frutti, e apesar de seus poderes, sua maior qualidade é o otimismo e bom humor com que reage às adversidades. Ede Galileu explica que durante criações com alguns amigos, ele tinha o desejo de desenvolver um personagem com poder elástico. “A ideia de usar chiclete como um elemento que se estica veio do meu irmão. Além disso, eu queria criar um super herói que fizesse mais do que enfrentar vilões e bater em bandido. Com ele, eu trabalho um pouco de humor e lições de superação”.
Ede Galileu com seu personagem, Homem Chiclete (Foto: Arquivo pessoal)
Apesar do personagem ter aparecido em diversas revistas, Ede sentia a necessidade de ter uma publicação própria. Por isso, criou uma revista solo, em que o leitor poderá acompanhar três histórias: a origem do personagem; o trabalho de herói – sobre como ele faz para se firmar como o herói da cidade e a história de superação – que marca a estreia de “Chicletinho”, sua versão infantil. “Em duas histórias, o leitor poderá reconhecer lugares bem conhecidos da cidade”. Logo na capa da revista é possível notar o personagem no Centro de Jundiaí, próximo à Catedral. Ede completa que adora a cidade, “por isso faço questão de retratar ela em meus trabalhos, sempre que posso”.
Como adquirir
Como o trabalho é independente, Ede optou por fazer uma pré- venda, por meio da plataforma Catarse. “Nós estamos passando por um momento muito ruim por conta da pandemia. O maior problema do autor independente é a distribuição, então dependemos dos eventos de cultura pra conseguir vender nossas revistas. Para contornar isso, estamos fazendo as vendas online nas lojas virtuais e sites de financiamento coletivo”, explica.
A revista tem 32 páginas coloridas e pode ser adquirida até dia 31 de maio. Na pré-venda, além de ganhar brindes, há a opção de comprar um combo e levar outras histórias em quadrinhos. Ede completa que a publicação “foi feita com muito carinho e dedicação. Garanto que as histórias vão agradar adultos e crianças, pois tentei fazer algo que eu, como leitor de HQs há mais de 30 anos, gostaria de ler”.
A revista conta com participações especiais de George Wolf (capa), Will, Hugo Nanni e Rom Freire (ilustrações) e Rafael de Latorre, Walter Junior, Edde Wagner (cards).
Para saber mais, acesse o site.
