
A Prefeitura de Jundiaí realiza, por meio da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), como trabalho de prevenção à violência contra a mulher, as reuniões em grupo do programa “Por Onde Andei”. Lançado no início do ano passado, os encontros agora são realizados de modo virtual, sempre às terças-feiras, das 17h às 18h30, e expandiu as possibilidades de participações.
O grupo, que agora é aberto para demanda espontânea de interessados e encaminhamentos sugeridos pela rede socioassistencial do Município; pela rede intersetorial da Prefeitura, da qual também fazem parte órgãos das Unidades de Gestão, como Promoção da Saúde (UGPS) e Educação (UGE); pela Patrulha Guardiã Maria da Penha; pela Guarda Municipal de Jundiaí; pelas delegacias, como a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) e pela rede hospitalar, também faz encaminhamentos do Judiciário para o cumprimento compulsório de pena de autores de violência.
[tdj-leia-tambem]
Com caráter reflexivo para a construção de identidade masculina e de sua relação com a experiência da violência, o programa traz conversas e atividades diversas em grupo de homens com histórico de violência contra a mulher no âmbito conjugal. Atualmente, suas atividades são facilitadas pelas técnicas da UGADS Gisele Felizardo e Thayana Ribeiro. Os interessados podem entrar em contato com a UGADS pelo telefone (11) 4522-0333.
Segundo o diretor do Departamento de Proteção Social Especial da UGADS, Luiz Guilherme Camargo, explica a proposta. “O propósito deste trabalho é permitir que os homens possam refletir acerca de suas atitudes e avaliar a repercussão de seus atos. Com isso, a ideia favorecer o entendimento de que estamos incluídos dentro de uma cultura com viés machista, fato este que permite a naturalização de atos de violência contra a mulher.”