
Nas comemorações de final de ano, é mais do que comum famílias e amigos se reunirem para festas e churrascos, e felizmente muitos pequenos comércios se beneficiam da época. No bairro Ivoturucaia, em Jundiaí, esse é o caso de Tarcísio, um homem de 51 anos, cadeirante, que vive sozinho e vende sacos de carvão.
Na pequena casa rosa, ele viva com a mãe, que faleceu há pouco tempo. Agora, Tarcísio depende das suas vendas e de colaborações de amigos e vizinhos. Por isso, essas festas ajudam muito em sua renda no final do mês.
Em busca de um sonho
Além disso, Tarcísio tem o sonho de comprar uma cadeira de rodas motorizada, para facilitar sua movimentação. O jundiaiense depende de muletas e da cadeira de rodas desde criança, mas após uma cirurgia, suas pernas perderam parte da força e agora ele não consegue mais se sustentar nas muletas.
“Eu vou fazer outra cirurgia mais para frente, e eu queria tanto adquirir uma cadeira motorizada, mas com as minhas condições eu não consigo”, lamenta Tarcísio.
“Eu moro sozinho, recebo um salário mínimo por mês e vou levando a vida como Deus quer. Minha irmã vem me ajudar com coisas da casa, ela que lava minhas roupas”, conta.
Na internet, Tarcísio viu que a cadeira de rodas que ele precisa custa, em média, R$ 7 mil. Por isso, um amigo de longa data decidiu usar uma conta bancária desativada para liberar o PIX e fazer campanhas de doações para ajudar Tarcísio a realizar seu sonho.
Doses de alegria
Além disso, esse amigo já ajudou Tarcísio restaurando parte de sua cadeira de rodas atual. “Ele já reformou minha cadeira para mim, trocou os pneus. Ele deu a ideia de usar a conta que está parada, e disse: ‘tudo que está nela é para você’. Se ele pudesse comprar sozinho e me dar a cadeira motorizada, ele me dava. Mas ele tem família para cuidar e não ganha bem o suficiente para me ajudar”.
Ainda assim, os amigos contam que estão também contando com doações de materiais de construção para construir um banheiro do lado do quarto de Tarcísio. De acordo com o amigo, o banheiro atual da casa de Tarcísio fica do lado de fora, o que o impossibilita muitas vezes de sair à noite, ou na chuva.
“Mesmo com todos os problemas que ele tem de locomoção, a gente percebe que é uma pessoa muito feliz. Toda vez que vamos lá, saímos renovados, porquê ele tem autoestima, nunca reclama, isso é muito importante, contou o amigo de Tarcísio.
“Eu acho que todo mundo que vai lá toma uma dose da alegria dele. Tudo o que fazemos para ele, fazemos de coração.”
E aí, é de Jundiaí e está com festa marcada? Que tal ir até a vendinha do Tarcísio e ajudá-lo a realizar seu sonho? Ele está na Avenida César Cosin, 50, em Ivoturucaia, Jundiaí. Além disso, se puder ajudar com uma doação em dinheiro, o PIX é o número do CPF de Sidnei: 315.332.208-24.
[tdj-leia-tambem]