
O projeto piloto Escola Cidadã, iniciado em setembro de 2022, terá continuidade neste ano. O Núcleo de Articulação de Políticas Públicas (NAPP) articulou o projeto ligado à Unidade de Gestão da Casa Civil (UGCC) de Jundiaí.
A ação conta com a colaboração de escolas estaduais Professora Deolinda Copelli, Doutor Antenor Soares Gandra e Alessandra Cristina Rodrigues de Oliveira Pezzato. Este ano, o projeto contará com a participação das demais Unidades de Gestão e tem como tema principal o combate à violência contra a mulher.
De acordo com a gestão, a proposta é que alunos do ensino médio aprendam sobre o processo de desenvolvimento de uma política pública. As atividades abordarão áreas de conhecimento como: Segurança Pública, Saúde e Assistência Social, Esporte e Cultura, Planejamento Urbano e Mobilidade, Emprego e Geração de Renda, e Políticas Públicas. Assim, servirão de subsídio para o desenvolvimento do assunto da violência contra a mulher.
“Por meio do projeto Escola Cidadã, temos como objetivo fomentar a participação do jovem na política e aproveitar as novas ideias para desenvolver ações que tragam benefícios para toda a sociedade. A capacitação, que acontece a pedido do Prefeito Luiz Fernando Machado, é fundamental para que as ideias sejam bem formatadas e concretas, nas mais variadas áreas de conhecimento”, comenta o Gestor da Casa Civil, Dr. Gustavo Maryssael.
O Escola Cidadã teve início e setembro de 2022. Na ocasião, sete assessorias do NAPP foram às escolas estaduais para debater temas da atualidade. As assessorias são: Direitos Humanos, Pessoa com Deficiência, Pessoa Idosa, Igualdade Racial, Mulheres, Juventude e Diversidade Sexual. Em seguida, os alunos apresentaram um trabalho sobre as discussões em classe, no Paço Municipal. Agora, a gestão desenvolverá e aplicará a próxima etapa do projeto nos próximos meses.
[tdj-leia-tambem]