Em primeira mão: Trem Intercidades é apresentado à Prefeitura de Jundiaí
Em primeira mão: Trem Intercidades é apresentado à Prefeitura de Jundiaí

A convite da Prefeitura de Jundiaí, o Secretário Executivo da Secretaria dos Transportes Metropolitanos apresentou, nesta quinta-feira (20), o projeto do Trem Intercidades (TIC), que está sendo finalizado pelo Governo do Estado.

O traçado do trem liga a estação Barra Funda, na capital, a Jundiaí e Campinas, com tempo de viagem estimado em 60 minutos.

O secretário Paulo José Galli, mostrou, em primeira mão, o projeto para o prefeito Luiz Fernando e sua equipe para que a cidade possa se preparar para as transformações que serão geradas com a implantação do TIC.

“Jundiaí é a primeira cidade na qual viemos apresentar o andamento dos trabalhos, não só para que o município possa se preparar para as transformações que serão geradas a partir da implantação do TIC, como também para ver como Jundiaí pode atuar como parceira na implantação do projeto, uma vez que já existe uma estação na cidade,” afirmou Galli

A ação prevê a concessão, operação, manutenção e obras de requalificação da Linha 7-Rubi, que liga a estação da Luz a Jundiaí, e o Trem Intercidades; com prazo de 30 anos, a concessão estima investimentos de R$ 7 bilhões.

A obra permitirá que os trens de passageiros da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) deixem de compartilhar os trilhos com o transporte de carga. 

[tdj-leia-tambem]

Com a obra pronta, a carga será transportada em via exclusiva. No caso do TIC Serviço Expresso, a demanda prevista é de 68,5 mil passageiros/dia.

“Esse projeto irá transformar a cidade, não só no aspecto de um novo modal com maior potencial de transporte de passageiros, mas irá impulsionar a economia local em vários aspectos e vamos atuar para dar a ele todo o suporte necessário”, afirmou Luiz Fernando Machado.